quinta-feira, 7 de dezembro de 2017

Programa Saúde Sem Fronteiras realizará rastreamento de câncer de mama em Araci



O Programa Saúde Sem Fronteiras, da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, estará em Araci entre os dias 12 e 21 de dezembro realizando rastreamento do câncer de mama. O programa objetiva diagnosticar precocemente o câncer de mama e assim iniciar o tratamento o mais rápido possível, oferecendo, dessa forma, maiores chances de cura à mulher com o diagnóstico.
O rastreamento será realizado em unidades móveis completamente equipadas, através do exame de mamografia em mulheres de idades entre 50 e 69 anos, faixa etária em que as mulheres estão mais predispostas ao desenvolvimento do câncer de mama, conforme mostram as estatísticas.
As Unidades Básicas de Saúde, através dos Agentes Comunitários de Saúde, estão selecionando e informando as mulheres acerca do mutirão para a realização de mamografias. Os documentos necessários são Carteira de Identidade, Comprovante de Residência e Cartão SUS. A Secretaria de Saúde informa que quem não tiver o cartão SUS, deve procurar a secretaria e fazer o seu cadastro. O cartão já é impresso no momento.

As unidades móveis serão estacionadas nas imediações da Secretaria Municipal de Saúde e a expectativa é de que sejam realizados em média 280 exames por dia, em torno de 2250 mamografias durante todo o período. Para as mulheres com diagnóstico positivo, haverá encaminhamento e estas receberão tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico em unidades de alta complexidade em oncologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário