segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Rui entrega centro comercial reformado e unidade de saúde em Ibirataia

Moradores da zona rural e da sede de Ibirataia, no sul da Bahia,  contam com novos equipamentos nas áreas de saúde, educação e para o desenvolvimento da agricultura familiar e da economia local. Neste sábado (10), no distrito de Algodão, onde vivem mais de três mil pessoas, o governador Rui Costa, acompanhado do secretário estadual de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues, entregou 40 barracas de feira livre, além do Centro Comercial Martinho Oliveira, reformado pelo Governo do Estado, com um investimento de R$ 377,8 mil. Na sede da cidade, no bairro de Mirassol,
Rui inaugurou uma unidade básica de saúde, com capacidade para até 50 atendimentos diários, e a creche municipal Augusta Rocha de Oliveira, que vai atender 160 crianças.
Para o governador, as obras levadas a Ibirataia vão melhorar a vida e a rotina dos moradores do município.  “O mercado é importante porque uma das dificuldades da Agricultura Familiar é ter um local apropriado para a comercialização dos produtos. Quando o local não é apropriado, você acaba colocando em risco a saúde da população. Agora nós vamos financiar as câmaras frias para que as carnes sejam também acondicionadas em locais apropriados, e também vamos financiar um local de beneficiamento para os produtos da Agricultura Familiar”.
A Bahia é o estado brasileiro com maior número de agricultores familiares, dado importante que foi destacado por Rui. “São 700 mil famílias, mais de três milhões de baianos sobrevivendo da agricultura. Por isso não tem como pensar no desenvolvimento da Bahia sem pensar no apoio à agricultura familiar. Estamos ajudando os pequenos produtores com máquinas e equipamentos para cuidar da terra e para beneficiar os produtos. Melhorando a renda do agricultor, ele vai gastar no comércio da cidade onde mora, o que fortalece a economia do município”.
Investimentos em Saúde
De acordo com o governador, a entrega do posto de saúde em Ibirataia faz parte do projeto de descentralização da Saúde na Bahia. “Estamos construindo agora a Policlínica Regional em Jequié, que vai atender a toda a região. No início do ano que vem vamos equipar a unidade e comprar micro-ônibus, que vão pegar as pessoas nas cidades vizinhas e levar para serem atendidas na Policlínica”, afirmou Rui, pontuando ainda que a marcação dos exames será feita por meio dos postos de saúde. “Com isso, os moradores não terão que pagar exames particulares ou ter a despesa de ir a Salvador para fazer tomografias, ressonâncias magnéticas”.
Ainda sobre a Policlínica de Jequié, ele informou que a unidade terá praticamente todos os exames necessários, em 19 especialidades. “Estamos também duplicando o hospital Prado Valadares, em Jequié, que será o maior do interior da Bahia, oferecendo, inclusive, neurocirurgia, cirurgia cardíaca, de câncer e ortopédica”.
Creche
Durante a inauguração da creche municipal Augusta Rocha de Oliveira, Rui Costa destacou a importância de instalações adequadas e profissionais preparados para o desenvolvimento das crianças. “A capacidade de raciocínio do ser humano se desenvolve mais entre os 2 e os 5 anos. Os especialistas dizem que é preciso estimular as crianças nessa faixa etária. Por isso essa creche aqui em Ibirataia e em todos os municípios são tão importantes”.
Fotos: Alberto Coutinho/GOVBA-Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia







Nenhum comentário:

Postar um comentário