terça-feira, 19 de agosto de 2025

Saúde promove ação de sensibilização sobre os riscos do cigarro para alunos da Escola Monteiro Lobato

Os profissionais da Saúde saíram de sala em sala sensibilizando os alunos com palestras e momentos para tirar dúvidas

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas (Caps ad) e a referência técnica em Saúde Mental/Tabagismo promoveram uma ação de sensibilização com estudantes da Escola Municipal Monteiro Lobato, na tarde desta segunda-feira (18), sobre os malefícios do cigarro à saúde. A atividade faz parte da programação da Secretaria Municipal de Saúde em alusão Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado em 29 de agosto.

Os profissionais da Saúde saíram de sala em sala sensibilizando os alunos com palestras e momentos para tirar dúvidas, fazer perguntas e compartilhar experiências familiares. “Explicamos que, além da nicotina, existem mais de 7 mil substâncias nocivas, como cádmio e acetona que prejudicam a saúde”, afirmou a enfermeira referência técnica do Caps AD, Mariana Rios.

Os alunos também foram informados sobre os riscos do tabagismo passivo. “Mostramos que é fundamental não permanecer próximo a quem fuma, pois isso os torna fumantes passivos. Foi um momento de muita socialização e essa parceria entre Saúde e Educação fortalece a prevenção e a promoção da saúde física e mental”, considerou Mariana Rios.

 AÇÃO CONJUNTA

 Ainda nesta segunda-feira, pela manhã, profissionais da SMS, por meio da Unidade de Saúde da Família III, Caps ad e da referência técnica em Saúde Mental/Tabagismo realizaram uma ação no bairro Rua Nova em parceria com a Base Comunitária da Polícia Militar. 

A programação incluiu palestra sobre colesterol elevado e combate ao tabagismo, além da oferta de serviços gratuitos como aferição de pressão arterial, teste de glicemia e atualização da caderneta de vacinação.

Já no dia 29, a partir das 8h, será realizada uma capacitação para odontólogos no auditório da Faculdade Estácio. A atividade vai abordar a relação entre o tabagismo e doenças da cavidade oral, além de apresentar diretrizes e protocolos para o acolhimento e tratamento de fumantes na rede municipal.

 





Nenhum comentário:

Postar um comentário