O primeiro lote da cerveja tipo saison com umbu começa a ser distribuído nesta segunda-feira (18), com 8 mil unidades na Bahia, Rio Grande do Norte, Distrito Federal e São Paulo. “Essa é uma cerveja que já está consolidada no mercado, mas que a gente tinha um desafio de dar escala ao produto. Então, buscamos a parceria, para expandir e trazer ainda um sabor mais essencial para o consumidor, mantendo a qualidade que é referência dos nossos produtos”, destacou o coordenador comercial da Coopercuc, Dailson Andrade.
O governador Jerônimo Rodrigues participou da cerimônia que marcou a parceria e visitou e falou da importância do desenvolvimento rural. “A gente pensava que agricultura familiar era coisa de subsistência e não poderia estabelecer cadeias produtivas. Mas, hoje vemos vários produtos sendo exportados”, ressaltou. O governador celebrou a parceria, destacando que as duas partes são beneficiadas. “A Ambev está colhendo um produto que as cooperativas vieram trabalhando há muito tempo, apresentando ao mundo um produto agroecológico, que respeita o trabalho decente, que respeita a caatinga, e, por outro lado, a agricultura familiar se beneficia da marca da Ambev para ver o produto circular”, completou Jerônimo.
Como a Cerveja de Umbu, da Coopercuc, outras marcas de cerveja artesanal produzidas pela agricultura familiar são apoiadas pelo Governo da Bahia, como é o caso da Cabruca, da Cooperativa de Serviços Sustentáveis (Coopessba), de Ilhéus; da Cerveja de Licuri, da Cooperativa Regional de Agricultores Familiares e Extrativistas da Economia Popular e Solidária (Coopersabor), de Monte Santo; e da Cerveja de Cajá, produzida pela Cooperativa de Produção da Agricultura Familiar de Lagoa de Dentro e Região (Cooperlad), novidade do Território do Sisal para esta edição da Feira. Também foram lançadas as cervejas de Mel da Mata Atlântica e de Goiaba com Maracujá da Caatinga.De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), responsável pela mediação do Estado com os pequenos produtores das bebidas, o suporte ocorre desde a assistência técnica até a comercialização das cervejas em grandes mercados.
“Esta edição é a maior da história, e
agregou valores que não tinha até então. Este novo formato garantiu a
participação de todos os 27 territórios de identidade, e também de outros
estados do Brasil. São mais de 1.500 expositores, 400 empreendimentos, com mais
de quatro mil produtos”, explicou o titular da SDR, Osni Cardoso. Ele destacou
ainda que a adesão dos baianos aos produtos abrilhantou a feira. “A gente pode
afirmar que a culinária, a gastronomia, o produto da agricultura familiar já está
na mesa e no gosto dos baianos. Por isso que essa feira foi grande”, concluiu o
secretário.
Na feira também estão sendo comercializados alimentos agroecológicos de diversas regiões da Bahia, brinquedos infantis, artesanatos e objetos de decoração feitos a partir de técnicas tradicionais. Durante a noite, o público ainda pode aproveitar o parque ao som de Adelmário Coelho, Clariana e Paulinho Jequié.
A Feira
A 14ª edição da feira teve entre os reconhecimentos públicos, uma homenagem ao
trabalho realizado pela liderança quilombola Mãe Bernadete Pacífico, do
Quilombo Pitanga dos Palmares, e ao líder do movimento negro Luiz Alberto. O
evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da SDR e da CAR, em
parceria com a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e
Economia Solidária (Unicafes-Bahia), com apoio do Ministério de Desenvolvimento
Agrário e Agricultura Familiar (MDA) e da Fundação Luís Eduardo Magalhães
(Flem).
Fotos: Fernando Vivas/GOVBA
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