sábado, 28 de janeiro de 2017

Prefeitura de Barrocas antecipa Salário de janeiro dos servidores municipais

Prefeito Jai
A Prefeitura de Barrocas antecipa o salário integral do mês de janeiro dos servidores municipais. A determinação foi do prefeito. Manter essa antecipação auxilia os servidores a se organizarem financeiramente.

Rui Costa é grande aliado dos municípios baianos, afirma o novo presidente da UPB

O presidente eleito da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, - prefeito de Bom Jesus da Lapa -, visitou o governador Rui Costa, na tarde desta quinta-feira (26), ocasião em que destacou a importância da relação do chefe do Poder Executivo com os municípios baianos.

Prefeito de Paratinga quer novo sistema de abastecimento de água para atender a sede municipal

O prefeito de Paratinga, Marcel José Carneiro de Carvalho (PT), foi recebido em audiência por Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia. O prefeito venceu o pleito de outubro com 53,55% dos votos válidos.
No encontro, realizado na Serin, também estiveram presentes o presidente estadual do PT, Everaldo Anunciação, o chefe do Escritório de Representação da Bahia em Brasília, Jonas Paulo, e o assessor do prefeito, Felipe de Oliveira Santana.

Eures Ribeiro vai liderar os prefeitos baianos

Com 206 votos, Eures Ribeiro se elege presidente da UPB
Já passava das 18h quando o novo presidente eleito da União dos Municípios da Bahia (UPB), Eures Ribeiro, prefeito de Bom Jesus da Lapa, aclamado pelo público presente, fez um breve e caloroso discurso no auditório da instituição nesta quarta-feira, dia 25: “Parabenizo ao companheiro Luciano pelo grau de competitividade. Foi uma campanha enxuta com propostas. Agradeço a todos. Meu papel e o do grupo, unificar a entidade com mais força. A UPB tem que estar acima de nós para enfrentar o momento de crise financeira. Parabéns a Maria Quitéria, uma grande presidente e queremos que ela continue a fortalecer o  municipalismo baiano. Que o Bom Jesus da Lapa e o Senhor do Bonfim fortaleça a todos”.
Eures foi eleito com 206 votos. Ele deve conduzir a entidade em 2017, ano em que a grande maioria dos gestores públicos destacam ser difícil para a municipalidade, em virtude principalmente da queda de arrecadação e de receita nos cofres das prefeituras. Em meio a esse cenário, Eures não apenas terá que administrar “sua casa” (Bom Jesus da Lapa), mas, juntamente com a diretoria da entidade, buscar dar apoio aos 416 prefeitos da Bahia.

TJBA instala nesta segunda (30) nova unidade de solução de conflitos na área de família

Salvador ganha nesta segunda-feira (30), às 15h30, mais uma unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), desta vez na área do Direito de Família.
A unidade, a 94ª instalada na Bahia pelo Tribunal de Justiça, será inaugurada pela presidente Maria do Socorro Barreto Santiago, e vai auxiliar na resolução de, aproximadamente, 25 mil processos que tramitam nas 14 varas de Família de Salvador.

terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Governo e municípios discutem estratégias de controle da febre amarela na Bahia

Prefeitos e secretários de saúde de diversos municípios baianos, localizados nas regiões oeste, sudoeste e extremo sul, se reuniram nesta terça-feira (24), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, para discutir estratégias de prevenção e controle da febre amarela. A reunião foi convocada pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), com foco nas 67 cidades que já intensificaram a vacinação contra a doença por conta da proximidade com estados que registraram casos recentes de febre amarela.

Encontro de juízes criminais define planejamento do mutirão carcerário

Plano de trabalho para primeira etapa foi definido em reunião
realizada com juízes substitutos designados especialmente
 para realização do mutirão carcerário
Uma reunião com juízes substitutos de 2º Grau designados especialmente para o mutirão carcerário definiu a primeira etapa do trabalho que vai viabilizar a análise de 1,4 mil processos de presos provisórios.

Os processos, que tramitam em determinadas comarcas do interior, serão trazidos para a capital a fim de serem analisados pelos magistrados.

No total, serão reavaliados, em todo o estado, aproximadamente 8 mil feitos por juízes das unidades criminais.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Hospital da Mulher atende mais de 200 pacientes em uma semana

Mais de 200 pacientes já passaram por consultas médicas no ambulatório do Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador, desde o último dia 16. Além do atendimento médico, o ambulatório já realizou 621 procedimentos. Outros setores também estão em pleno funcionamento, como o centro cirúrgico, a enfermaria e a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). As pacientes chegam à unidade por meio da Central Estadual de Regulação, vinculada às secretarias municipais de saúde.

Segundo dia Biritinga Folia festa do padroeiro São Sebastião foi um verdadeiro sucesso

O segundo dia da mais tradicional festa do município aconteceu mais uma vez com sucesso de público. A praça do evento ficou totalmente lotada e segundo estimativas aproximadamente 20 mil pessoas na praça do evento.
O prefeito destacou a importância da festa para os Biritingenses. “Este é um evento cada vez mais reconhecido na nossa região e na Bahia.

Voltam a contar nesta segunda-feira (23) prazos processuais em todo o Estado

Serão retomados nesta segunda-feira (23), os prazos processuais que estavam suspensos nas unidades do Judiciário do estado, conforme a Resolução do Tribunal Pleno que definiu o recesso judiciário de fim de ano e a suspensão dos prazos processuais no Tribunal de Justiça da Bahia.

Entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, estiveram suspensos o expediente nos fóruns; os prazos processuais; realização de audiências e sessões de julgamento; publicação de acórdãos; sentenças e decisões no Diário de Justiça Eletrônico; e as intimações.

domingo, 22 de janeiro de 2017

Primeiro dia Biritinga Folia festa em comemoração a São Sebastião tem a maior participação popular de sua História.

Foi uma das mais animadas comemoração o primeiro dia da passagem do padroeiro já realizada no município de Biritinga. Esta foi à opinião da maioria dos foliões que participaram dos festejos alusivos a São Sebastião, padroeiro da cidade.
Para oferecer diversões, o prefeito Antônio Celso Avelino de Queiroz não mediu esforços, colocando em praça publica atrações musicais de qualidade.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Prefeito visita órgãos em Salvador em busca de investimentos para Quijingue

O prefeito de Quijingue, Nininho Gois, está essa semana em Salvador visitando diversos órgãos do Governo do Estado para solicitar investimentos para o município. 
Embasa - Acompanhado do vice-prefeito Romerinho, Nininho reiterou nesta quarta-feira (18) com o diretor da Embasa a solicitação de instalação de uma bomba para garantir o abastecimento de água na comunidade de Serrinha dos Crentes.

TJBA instala mutirão carcerário em todo o estado; atividades já começam nesta segunda-feira (23)

Reexaminar todos os inquéritos e processos de presos provisórios, sentenciados ou não, proferindo decisão quanto à manutenção da prisão. Este é um dos objetivos do Mutirão Carcerário no Estado da Bahia, instalado nesta quarta-feira (18), pelo Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio de Portaria Conjunta publicada no Diário da Justiça Eletrônico.

Prefeitura de Araci entregará nova Quadra Poliesportiva do João Vieira nesta quinta-feira, dia 19

O distrito de João Vieira está festa, mas não é apenas pela proximidade de sua tradicional festividade, comemorada todo dia 20 de janeiro, a festa de São Sebastião. Trata-se também de mais um benefício conquistado, construído e entregue pela Prefeitura de Araci, a nova quadra poliesportiva da comunidade.

Bahia é premiada durante Feira de Turismo em Madri

A importância da Bahia no cenário do turismo internacional foi reconhecida com o prêmio Silvia Zorzanello, entregue nesta quarta-feira (dia 18), durante a Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madri. Outorgada ao secretário do Turismo da Bahia, José Alves, representante do governador Rui Costa, a premiação é uma iniciativa do Grupo Excelências, da Espanha, que atua nos mercados de comunicação e turismo da Espanha, América e Caribe.

terça-feira, 17 de janeiro de 2017

Prefeito de Queimadas quer recuperar estrada e levar água para duas comunidades rurais

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Governo da Bahia, recebeu em audiência o prefeito do município de Queimadas, André Luiz Andrade (PT), que venceu o pleito de outubro com 54,03% dos votos válidos. Ele esteve acompanhado pelo deputado estadual Ângelo Almeida (PSB) e pelo vereador Lázaro José dos Santos Silva.

Sistema carcerário: TJBA e SSP firmam convênio para agilizar processos criminais

A presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, e o secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, firmam, nesta quarta-feira (18), às 11 horas, no auditório no edifício-sede do tribunal, no Centro Administrativa da Bahia, um acordo de cooperação técnica que vai dar mais agilidade aos processos criminais.
Com a iniciativa, as informações de laudos periciais, produzidos pelo Departamento de Polícia Técnica (DPT), e que são peças importantes na construção de um processo judicial, serão enviadas via correio eletrônico institucional.

Rui autoriza construção de mais duas policlínicas

A construção de mais duas policlínicas - uma na Região Metropolitana de Salvador (RMS), que será implantada em Simões Filho, e outra na região de Alagoinhas - foi autorizada pelo governador Rui Costa nestas segunda (16) e terça-feira (17), respectivamente. Os novos equipamentos vão atender mais de 1,7 milhão de baianos de 33 municípios baianos. Atualmente, quatro policlínicas regionais de saúde estão em construção e com obras aceleradas em Jequié, Teixeira de Freitas, Irecê e Guanambi.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

No Bonfim, Rui agradece por pagamento dos salários dos servidores em dia

A caminho da Igreja do Bonfim, nesta quinta-feira (12), o governador Rui Costa comentou que esta também é uma oportunidade para agradecer ao Senhor do Bonfim por ter conseguido pagar os salários dos servidores do Estado em dia, ao longo de todo o ano de 2016. 
“Hoje, divulgamos no Diário Oficial o cronograma de pagamento do funcionalismo público de 2017 e, com muito trabalho e apoio de todos, esperamos cumprir, mais uma vez, esse compromisso com os servidores.

Teori Zavascki acena pela liberação da vaquejad

Depois de Gilmar Mendes foi a vez do ministro do STF Teori Zavascki afastar o entendimento de que a vaquejada deve ser proibida nacionalmente. Na decisão, o ministro manteve sentença da Justiça do Piauí e autorizou a realização de vaquejada na cidade de Teresina.
Após a decisão do ministro, o Ministério Público de Pernambuco já publicou nova nota técnica que readéqua orientações em relação às vaquejadas e define que os membros devem voltar a fiscalizar a realização desses eventos e tomar termos de ajustamento de conduta dos organizadores a fim de assegurar a adoção das regras de proteção aos animais estabelecidas pela Associação Brasileira de Vaquejada. (Pedro Carvalho)
 


Concurso para vagas em cartórios ganha dimensão nacional

Carlos Magno, capixaba de São Mateus, preferiu esperar uma nova
 oportunidade porque não queria morar mais perto de sua família,
 em uma comarca do Sul da Bahia, mas não deu
O alcance nacional do concurso para ocupar vagas nos cartórios extra-judiciais privatizados pode ser comprovado pela mistura de sotaques percebida quando o candidato aprovado vai anunciar, ao microfone, a comarca e a especialização de sua preferência.

Dival Pinheiro, prefeito de Lamarão, é o novo presidente do CONSISAL biênio 2017/2018.

Prefeito de Lamarão Dival Pinheiro,eleito presidente
 da Consisal biênio 2017/2018
Dival concorreu à eleição com o prefeito de São Domingos Izaque Junior
Aconteceu na manhã desta quarta-feira (11), a eleição da nova diretoria do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal (Consisal) – biênio 2017/2018. A votação aconteceu durante Assembleia Geral Extraordinária realizada no auditório da UNEB, em Serrinha e elegeu o prefeito de Lamarão Dival Pinheiro presidente, Luiz Sérgio (PSD, de Tucano) vice-presidente administrativo, André Andrade (PT, de Queimadas) vice-presidente institucional, e Weligton Gois (PR, de Quijingue) como secretário geral.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Justiça de Ilhéus proíbe aumento de salário dos vereadores

juiz eleitoral Guilherme Vieito Barros Junior, da Comarca
 de Ilhéus, no Sul do Estado
O juiz eleitoral Guilherme Vieito Barros Junior, da Comarca de Ilhéus, no Sul do Estado, proferiu decisão liminar suspendendo os efeitos da Lei que aumentou os subsídios dos Vereadores da cidade.

Quijingue: Atendimento ao público será efetuado na Secretaria de Assistência Social por 30 dias

O prefeito de Quijingue, Nininho Gois, suspendeu o atendimento ao público realizado no prédio da Prefeitura (CEAQ) para a realização de uma auditoria em todas as contas e documentos públicos municipais. Segundo o decreto municipal nº 18 publicado em 06 de janeiro de 2017, a suspensão ocorrerá do dia 10 de janeiro a 10 de fevereiro.

Araci: Nova direção da Secretaria de Saúde discute com equipe o novo método de trabalho e os objetivos do setor

Foi realizada na manhã desta segunda-feira, dia 09, uma reunião entre a equipe diretiva da Secretaria Municipal de Saúde e os agentes comunitários de saúde do município e outros profissionais do setor, com a finalidade de discutir a forma como as equipes atuarão e os objetivos a serem alcançados quanto ao acompanhamento das famílias nos bairros e comunidades do município de Araci, além do atendimento nas unidades básicas de saúde.

Barrocas: Prefeito Jai, Entrega Trator e Implementos Agrícola Associação Comunitária dos Agricultores de Nova Brasilia.

Em uma reunião realizada dia 10 de Janeiro 2017 pela Associação Comunitária dos Agricultores de Nova Brasília do município de Barrocas o presidente Silvano dos Anjos Mota recebeu do Prefeito José Jailson Lima Ferreira conhecido carinhosamente pela população (Jai), um trator e implementos agrícola de uma emenda Parlamentar do deputado federal Jairo Azi.

terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Araci: Bairro das Casinhas recebe obras de esgotamento sanitário e drenagem

2017 começou a todo vapor para a Prefeitura de Araci. Diversas obras estão sendo retomadas e outras iniciadas nessa semana. Uma das ações é a implantação de rede de esgotamento sanitário e drenagem no bairro das Casinhas, que está sendo realizada com recursos próprios.

Josias Gomes e prefeito participam da inauguração de UBS em Santa Brígida

O secretário Josias Gomes (Serin) visitou no domingo (1º) o município de Santa Brígida para inaugurar – juntamente com o prefeito reeleito, com 54,12% dos votos válidos, Carlos Clériston Santana Gomes, conhecido como “Gordo de Raimundo” – a Unidade Básica de Saúde (UBS) Miriam Alves de Alencar, localizada no centro da cidade.

José Jailson Lima Ferreira (Jai) toma posse como prefeito de Barrocas

No domingo (1º), em solenidade realizada na Câmara Municipal, o prefeito eleito na eleição de outubro, José Jailson Lima Ferreira (Jai), tornou posse do cargo para governar a cidade de Barrocas nos próximos quatro anos. Na mesma solenidade foram empossados o vice-prefeito Dida e os nove vereadores eleitos. A cerimônia foi presidida pelo vereador Antônio Carlos Lima Ferreira “Tonho da Loja”.

Prefeito reeleito Silva Neto e a vice Keinha tomam posse em Araci-Ba

O prefeito reeleito Silva Neto, a vice Keinha e 15 vereadores tomaram posse, na tarde deste domingo (1º), em Araci, a 236 km de Salvador. A Sessão Solene  realizada no Salão Nobre Vereador José Oliveira Lima da Câmara Municipal de Araci, foi presidida pelo vereador José Augusto Moura de Andrade.

segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Nininho Gois é empossado em Quijingue e afirma que gestão vai priorizar o cuidado com as pessoas

Tomou posse na noite desta segunda-feira (01/01) o novo prefeito do município de Quijingue, Nininho Gois (PR). Ele foi eleito com 10.389 votos, uma diferença de 4.540 votos para o segundo colocado.
Em seu discurso de posse, o prefeito disse que a essência da sua gestão será o cuidado com as pessoas, a valorização do povo quijinguense. “Temos o compromisso e a obrigação de cuidar de cada um de vocês, valorizar e saber ouvir o nosso povo. Nossa missão a partir de hoje é trabalhar para melhorar a vida do povo de Quijingue”, afirmou.