quinta-feira, 31 de março de 2016

Região de Pedra Alta ganha nova grande barragem

A região de Pedra Alta está em festa! Agora, já conta com mais uma barragem, muito esperada pelos moradores. A barragem é uma solução para o represamento de água, elemento imprescindível ao desenvolvimento humano e social.

Plantão Judiciário de 1º Grau começa a fazer audiência de custódia e muda endereço de atuação

A partir do dia 26 de abril, o Plantão Judiciário de Primeiro Grau da comarca de Salvador, passa a funcionar em novo endereço: Av. Tancredo Neves, nº 4197, Parque Bela Visa. O novo prédio do Plantão do Primeiro Grau fica na região do Shopping da Bahia, próximo ao supermercado G Barbosa.

ATO DE LANÇAMENTO DO CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE EXPLOSIVOS CIVIS DO NORTE/NORDESTE.


“Estamos trazendo para Serrinha uma fábrica de desenvolvimento”, foram com estas palavras que o vice-governador da Bahia, João Leão, iniciou sua explanação sobre a vinda da fábrica EXPLOG que faz parte da rede Multinacional Maxan instalada em cinco continentes, tem matriz em São Paulo e é a segunda maior fábrica de explosivos civis do mundo. Inicialmente serão gerados 40 empregos e a estimativa é de que o número chegue a 350.

Rui reúne secretários, cobra contenção de gastos e garante manutenção dos serviços

“A crise econômica não será superada enquanto não for superada a crise política”. A declaração do governador Rui Costa foi dada durante reunião, nesta quarta-feira (30), com secretários e dirigentes de empresas públicas.

Ribeira do Pombal quer água em distritos rurais e reivindica asfaltamento de ruas do bairro Pombalzinho

O prefeito de Ribeira do Pombal, Ricardo Maia Chaves de Souza (PSD), foi recebido em audiência pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia. Ele esteve acompanhado pelo deputado estadual Rogério Andrade.

Rui entrega rodovia com 84,5 km de extensão em Caravelas nesta sexta-feira

  O governador Rui Costa entrega nesta sexta-feira (1°), às 10h, no município de Caravelas, no sul da Bahia, rodovia da BR-418, com 84,5 quilômetros de extensão,          que liga a sede do município ao entroncamento da BR-101. A cerimônia acontece, às 10h, no bairro Ponta de Areia, onde Rui também participa da inauguração do Posto de Saúde da Família (PSF). 

Grupo de trabalho avalia 3 mil inquéritos com pedido de arquivamento em um mês de atuação

O grupo de trabalho para saneamento do Setor de Distribuição Criminal proferiu, neste mês de março, 3 mil decisões em inquéritos policiais com pedido de arquivamento. A ação confere maior agilidade no encaminhamento desses inquéritos, seja para o arquivamento ou distribuição.

Deputado Gika Lopes solicita ao Governo Federal mais mil casas para Serrinha

Durante cerimônia de lançamento do Programa Minha Casa Minha Vida 3, realizada nesta quarta-feira (30), em Brasília, o deputado estadual Gika Lopes entregou a presidenta da República,  Dilma Rousseff, a solicitação de mais mil casas habitacionais para a população do município de Serrinha.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Secretaria de Assistência Social distribui peixes e arroz na Semana Santa

A Prefeitura Municipal de Araci, através da Secretaria de Assistência Social, distribuiu pelo quarto ano consecutivo, peixes e arroz à população da zona rural de Araci e de bairros carentes da cidade. Dessa vez, mais de 90% das comunidades da zona rural foram beneficiadas.

Semana de Combate à Violência contra a Mulher é aberta no Nordeste de Amaralina

 A comunidade da região Nordeste de Amaralina, em Salvador, se aproxima ainda mais do Estado, por meio das bases comunitárias de segurança, para reforçar o combate à violência contra a mulher. Com o lema ‘Não me pegue não! Violência de gênero e racial’, foi aberta nesta segunda-feira (28) a Semana de Combate à Violência contra a Mulher, que prossegue até sexta-feira (1º de abril), com eventos culturais e de orientação ao segmento feminino.

Prefeito de Santa Inês convida Governador para inaugurar obras e pede reforma do Mercado Municipal

O deputado estadual Rogério Andrade levou o prefeito de Santa Inês, José Afrânio Braga Pinheiro (PC do B) para participar de uma audiência com o secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia. A reunião teve o objetivo de serem apresentadas pelo prefeito as reivindicações do município.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Prefeitura Municipal de Lamarão faz entrega de peixes na Semana Santa

Na manhã desta quarta-feira (23), a prefeitura de Lamarão, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, realizou a distribuição anual de aproximadamente doze mil Quilos de peixes na Semana Santa para a população carente.

Rui entrega viaduto que desafoga trânsito em Pirajá e anuncia terminal na Gal Costa

Os motoristas que trafegam no entorno da Estação Pirajá e da Estrada de Campinas, em Salvador, já podem utilizar o novo viaduto sobre a BR-324, inaugurado pelo governador Rui Costa na manhã desta quinta-feira (24). Duas alças de acesso também já estão liberadas.

Plantão de Justiça mantém serviços funcionando normalmente entre 24 e 27 de março

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) não terá expediente entre os dias 24 e 27 de março,, conforme Decreto Judiciário publicado no Diário da Justiça Eletrônico. As unidades judiciais estarão fechadas, mas os plantões de óbito, 1º e 2º Grau funcionam normalmente.

terça-feira, 22 de março de 2016

Festa surpresa de aniversário do prefeito Ito é comemorada com população Nordestinense.

O prefeito foi recepcionado em março (20) no Clube Cajueiro por familiares e amigos, numa festa surpresa organizada por sua esposa a Primeira Dama Eliete e sua Filha Valeria.
Superando todas as expectativas, a festa surpresa em comemoração ao Aniversário do prefeito Ito, aconteceu de forma brilhante e maravilhosa, reunindo uma grande multidão.
VEJA MAIS FOTOS CLICANDO ABAIXO  "LEIA MAIS"

Projeto Saúde na Comunidade visita o povoado de Caldeirão Novo

Na última semana, a comunidade de Caldeirão Novo foi contemplada com o Projeto Saúde na Comunidade. Muito importante para o fortalecimento da atenção básica junto à promoção da saúde e à prevenção de doenças, o projeto vem realizando rastreamentos e educação em saúde e fornecendo exames e atendimentos essenciais para a população das comunidades, bairros e distritos do município de Araci.

“O papel dos governadores é atuar para que a economia volte a crescer”, diz Rui

Trabalho, serenidade e bom senso! Para o governador Rui Costa, este tripé é o que possibilitará que o país retome o crescimento e volte a gerar emprego. Nesse sentido, ele esteve no gabinete do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros, integrando a comitiva de governadores que foram à Casa, nesta terça-feira (22), pedir maior atenção com os temas que dizem respeito às finanças estaduais. O pacote fiscal anunciado pelo ministro da Fazenda, Nelson Barbosa, está entre as prioridades elencadas.

Governo do Estado autoriza asfaltamento de 25 km da BA-375, ligando Caldeirão Grande ao distrito de Barracas

Josias Gomes, secretário de Relações Institucionais do Governo da Bahia, participou nesta segunda-feira (21) – juntamente com o prefeito de Caldeirão Grande, João Gama Neto (PT) -, na Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) da solenidade de assinatura da ordem de serviço para o asfaltamento da BA-375 – extensão de 25 km -, no trecho que liga Caldeirão Grande ao entroncamento da BR-407 em Barracas, distrito do município de Ponto Novo.

Durante entrega de 2,5 mil moradias, Rui destaca parceria com governo federal no Minha Casa, Minha Vida

Por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, 2.556 imóveis foram entregues nesta sexta-feira (18), em Feira de Santana e Itabuna, beneficiando mais de dez mil pessoas. A entrega foi realizada simultaneamente pelo governador Rui Costa e pela presidente Dilma Rousseff, em solenidade no primeiro município.

ASCOOB _ CONVITE


quinta-feira, 17 de março de 2016

Mulheres são destaque em nova turma de soldados da Polícia Militar

O potencial feminino para o exercício da função de policial militar foi reconhecido durante a solenidade cívico-militar de formatura de 615 novos soldados na manhã desta quinta-feira (17). Três mulheres alcançaram as melhores notas no curso de formação realizado na capital e foram parabenizadas pelo governador Rui Costa durante cerimônia na Vila Militar do Bonfim, em Salvador. 

Governo valoriza assistência técnica para mulheres rurais

A agricultora familiar Marilúcia Souza Silva, 55 anos, moradora da comunidade quilombola Largo da Vitória, no município de Riacho de Santana, no Território Identidade do Velho Chico, é uma das contempladas com os serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

Cem mil baianos serão beneficiados com casa própria neste ano

Entre janeiro e meados de março, cerca de 18 mil baianos já realizaram o sonho da casa própria. Ao todo, em 2016, cerca de 100 mil serão beneficiados com a inauguração de 31 empreendimentos do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).

terça-feira, 15 de março de 2016

Araci: Prefeitura entrega Nova Praça no povoado de Várzea da Pedra

Na tarde do último domingo (13), a comitiva da Prefeitura de Araci visitou o povoado de Várzea da Pedra, para apresentar e entregar à população local a nova praça construída. A comitiva contou com a presença do prefeito Silva Neto e da vice-prefeita Keinha, além de secretários e servidores municipais.

Rui volta da China com acordos para acelerar obras na Bahia

Importantes obras de infraestrutura, equipamentos e mobilidade urbana para a Bahia ganharão, nos próximos meses, um novo impulso como resultado da missão internacional liderada pelo governador Rui Costa em sua viagem à China. Ele desembarcou no Aeroporto Internacional de Salvador às 16h20 desta segunda-feira (14). 

Rato do tamanho de uma criança é encontrado

Roedor, que já estava morto, chamou atenção devido a suas proporções
Homens que trabalhavam próximo a um parquinho infantil em Londres, na Inglaterra, se surpreenderam ao darem de cara com uma enorme ratazana no local. 
 O animal, que já estava morto quando foi encontrado, chamou atenção devido ao seu tamanho aproximado com o de uma criança pequena. 
 “Nunca vi um rato tão grande assim em minha vida”, disse Tony Smith, que fotografou seu colega de serviço segurando o roedor. 

Da Redação noticias@band.com.br

Josias Gomes visita Boa Nova e inspeciona obras construídas em parceria com o governo do Estado

O secretário Josias Gomes (Relações Institucionais da Bahia) visitou neste sábado (12) o município de Boa Nova, onde foi recepcionado pelo prefeito Aete de Sá Meira, que o levou para inspecionar diversas obras na cidade e no distrito rural de Valentim.

Contra o revanchismo e a favor da democracia

Josias Gomes
As manifestações de hoje pelo país seguem o mesmo roteiro de sempre: uma população nas ruas, basicamente composta por gente de classe média alta para cima, com a participação de políticos de oposição, todos eles interessados em assumir o governo sem que para isso tenham vencido, democraticamente, a última eleição.

IF Baiano – Campus Serrinha abre seleção para tradutor/intérprete de libras

Período de inscrições vai de 14 a 18 de março
O Instituto Federal Baiano – Campus Serrinha está com inscrições abertas e gratuitas, no período de 14 a 18 de março, para seleção simplificada com vistas a contratar 1 (um) tradutor/intérprete de libras.
O contrato com duração de doze meses é para um regime de 40 horas semanais. A remuneração (vencimento mais auxílios) tem como vencimento básico R$ 2.175,17.

sábado, 12 de março de 2016

Governo garante vinda de empresa chinesa à Bahia para construção do VLT

 Um das maiores empresas chinesas na área de infraestrutura e logística, com mais de 13 mil quilômetros de ferrovia construídos, garantiu que vai enviar uma delegação à Bahia, visando viabilizar a implantação do VLT de Salvador. A decisão do CEO da China Tiesiju Civil Engineering (CTCE), Chuanlin Wang, foi tomada durante reunião com o governador Rui Costa na sede do grupo, na cidade de Hefei, nesta sexta-feira (11), último dia da Missão Oficial do Governo do Estado no país asiático.

Crescimento de 10% da indústria baiana em janeiro sinaliza recuperação da atividade econômica

Superando o desempenho médio do país, a indústria baiana cresceu 10,3% em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 11 dos 14 estados pesquisados, houve uma redução no ritmo da produção comparando os resultados de janeiro de 2016 com o mesmo mês do ano anterior. Outra boa notícia é que, também no primeiro mês deste ano, a indústria baiana gerou 70 novos postos de trabalho.

terça-feira, 8 de março de 2016

Em grande evento, Prefeitura de Araci comemora o Dia Internacional da Mulher

As comemorações do Dia Internacional da Mulher em Araci começaram com uma bela passeata pelo centro da cidade em direção à Câmara de Vereadores. O evento foi organizado pela Coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Da Paz, que relatou em sua fala a importância deste movimento que apoia e comemora o dia das mulheres, que lembra a importância de se continuar trabalhando a política de gênero em Araci.

Rui assina acordo e grupo chinês vai investir na construção e operação do Porto Sul e Fiol

O Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai-Fund) e a China Railway Engineering Group n.10 (Crec), uma das maiores construtoras chinesas, vão investir, construir e operar o Porto Sul e a Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), em associação ao Governo do Estado e a Bahia Mineração (Bamin). Os acordos, que marcam o início de um período de negociação que vai determinar os detalhes da operação, foram assinados em Pequim, pelo governador Rui Costa, o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, e os representantes das empresas asiáticas.

Gika Lopes cria projetos e faz indicações na Assembleia voltadas para as mulheres

Com o objetivo de buscar medidas de proteção e criar políticas públicas que garantam a segurança, autonomia e a saúde das mulheres, o deputado estadual Gika Lopes vem dando uma atenção especial ao tema com indicações e solicitações na Casa Legislativa. 

Secretaria de Educação promove dia D da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e professores contribuem com o planejamento

Na tarde de segunda-feira (07/03), professores, diretores, vices e coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Araci se reuniram nas escolas para analisar o documento preliminar da Base Nacional Comum Curricular e fazer suas contribuições.

Dia Internacional da Mulher: Secretaria realiza programação especial amanhã com Elza Soares e domingo durante o Ba-Vi

A secretária Olívia Santana, titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-Ba) foi recebida por Josias Gomes, da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado, para definir as ações que serão realizadas em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que acontecerá nesta terça-feira (8).

Comarca de Paulo Afonso dá prioridade ao atendimento á mulher

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta terça-feira (8), foi baixada uma portaria na comarca de Paulo Afonso, no Norte do Estado.

O atendimento dá prioridade às partes e advogadas gestantes, mulheres em amamentação e as mães acompanhadas de criança de colo, inclusive nas audiências.

Juizado cadastra entidades para receber valores de penas de prestação pecuniária

O edital nº 1/2016, lançado pela 2ª Vara do Sistema dos juizados Especiais de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador, convida para o cadastramento as entidades públicas ou privadas que tenham finalidades sociais e atuem sem fins lucrativos e estejam interessadas em apresentar projetos e serem beneficiárias das penas de prestação pecuniária.

Mulheres investem na carreira e se destacam na administração pública

O Poder Executivo Estadual tem aproximadamente 150 mil servidores ativos. Destes, cerca de 75 mil são mulheres que desempenham as mais diversas funções. Na Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), por exemplo, um dos destaques é a servidora Suzane Santana. Com 32 anos, a gestora de recursos humanos era estagiária quando ingressou na administração pública, aos 16. 

Prefeitura moderniza Setor de Tributos para melhor atender o cidadão

Pensando em modernizar sua estrutura administrativa, a Prefeitura de Araci vem investindo nas instalações, equipamentos e servidores do município. Dessa vez, o setor que recebeu melhorias foi o Setor de Tributos do município.

quarta-feira, 2 de março de 2016

Presidente convida juízes para encontro no auditório do edifício-sede no dia 7 de março

A presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, tem encontro marcado com os juízes no dia 7 de março, segunda-feira, entre 14 e 17 horas, no auditório do edifício-sede.
Na reunião, serão abordados os princípios e critérios gerais de condução do trabalho para este biênio 2016-2018, com destaque para a valorização do Primeiro Grau e a visibilidade dos resultados positivos da gestão para a sociedade.

Corpo de Bombeiros recebe mais de R$ 8 milhões em novos equipamentos

A segurança em terra, na água e no ar está maior para os baianos e para os servidores do Corpo de Bombeiros Militar do Estado da Bahia com o recebimento, nesta quarta-feira (2), de mais de R$ 8 milhões em equipamentos. Entre eles, duas novas auto-bombas tanques, que são os caminhões para combate a incêndios, 50 viaturas para atividades administrativas e uma moderna câmera para captação de imagens e sons durante salvamentos em escombros.

Bahia atrai empresários alemães após viagem de Rui à Europa

Empresários alemães participaram nesta quarta-feira (2) do Encontro Econômico Baden-Württemberg - Bahia: Soluções inovadoras para Infraestrutura com a finalidade de apresentar propostas de negócios e investimentos no estado, principalmente nos setores de energias renováveis, desenvolvimento urbano, meio ambiente e engenharia civil.

terça-feira, 1 de março de 2016

Abertura do Março Mulher - 2016.

A Prefeitura Municipal de Serrinha, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizou nesta terça-feira (01/03) a abertura do Março Mulher, este ano o evento tem como Tema: Mais Mulheres na Política e nos Espaços de Poder e Decisão - Lugar de Mulher é Onde Ela Quiser.

Campanha de combate ao zika tem como foco agricultores familiares da Bahia

Os agricultores familiares baianos passaram a contar com um reforço no combate ao Aedes aegypti. Nesta terça-feira (01), a Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) realizou uma videoconferência, no Instituto Anísio Teixeira (IAT), para todo o estado com o intuito de atingir, em torno de mil agentes, que serão os multiplicadores da SDR e da Secretaria de Saúde (Sesab), na campanha contra o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Carta de Salvador propõe que Fonape integre estrutura do Conselho Nacional de Justiça

A principal proposta do documento final do 2º Fórum Nacional de Alternativas Penais (Fonape), aprovado na plenária final do evento realizado em Salvador, sugere ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que o Fórum passe a ser vinculado ao Departamento de Monitoramento e Fiscalização do Sistema Carcerário e do Sistema de Execução de Medidas Socioeducativas (DMF). Assim, o Fonape seria incorporado ao setor do CNJ responsável pelas políticas públicas relacionadas aos sistemas prisional e socioeducativo, de acordo com o item 1 da Carta de Salvador, como foi chamado o documento, divulgado oficialmente nesta terça-feira (1).

Secretaria de Assistência Social discute habitação de interesse social em conferência

Aconteceu na noite da ultima sexta-feira (26), na câmara de vereadores, á conferencia  municipal da habitação. Foram discutidas metas, objetivos e ações para combater o déficit habitacional do município, que através de um diagnóstico local, foi identificado que em sua área urbana e rural contém déficit de 3.859 unidades habitacionais.

Secretaria de Esporte e Lazer inicia Campeonato Máster de Futebol

O tradicional torneio de futebol Máster está de volta e sua primeira partida já foi bastante movimentada. A primeira disputa ocorreu entre a Metalúrgica Moura e a equipe de Barbosa, na manhã de sábado (27), no campo de Gal. A Metalúrgica Moura venceu por 1x0, em partida bastante equilibrada e de bom nível técnico.

Bahia Produtiva prorroga inscrições para projetos de apoio à cadeia produtiva da pesca e aquicultura

A Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do projeto Bahia Produtiva, prorrogou até o dia 11 de março de 2016, as inscrições para as manifestações de interesse para o processo de seleção de subprojetos orientados para o mercado da cadeia produtiva da aquicultura e pesca, do edital 06/2016.
 manifestação de interesse por parte das entidades é uma das etapas de seleção; além da visita de um assistente territorial e de um técnico da Bahia Pesca, análise técnica do projeto, avaliação do colegiado territorial, entre outras.