quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Araci: Lagoa do Boi recebe serviços do Projeto Saúde na Comunidade

Na última quarta-feira, dia 25, a Secretaria Municipal de Saúde levou até o povoado de Lagoa do Boi o Projeto Saúde na Comunidade, que visa oferecer serviços excepcionais aos povoados e distritos de Araci. O serviço aconteceu tendo como base a estrutura montada na localidade e contou com o atendimento de uma equipe completa de profissionais de saúde.

Encontro em Valente na Bahia reúne autoridades nacionais e internacionais e representantes de territórios de identidade do país

 A Rede Nacional de Colegiados Territoriais (RNTC) e a Coordenação Estadual de Territórios da Bahia (CET) promovem, nesta sexta-feira (27), no município de Valente, no Território do Sisal, o evento Território em Movimento, com a presença do governador Rui Costa, do secretário de Desenvolvimento Rural (SDR), Jerônimo Rodrigues e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento integra a programação Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial sobre Políticas Públicas para o Rural do Século XXI, que teve início na última segunda-feira (23), no Gran Hotel Stella Maris, em Salvador, e segue até o sábado (28).

Prefeito de Ibotirama agradece na Serin pelo início da obra da Estação Rodoviária

O prefeito de Ibotirama, Claudir Terence Lessa Lopes de Oliveira (PT), foi recebido em audiência pelo secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes. No encontro – que teve a participação de Luiz Antonio Telles Viana, diretor de Administração e Finanças da Serin - ele agradeceu as conquistas alcançadas pelo município em parceria com o governo do Estado.

quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Embasa oferece descontos e renegocia dívidas no Feirão do Nome Limpo

Até este sábado (28), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) atende soteropolitanos, que possuem alguma dívida ou tiveram o serviço interrompido em decorrência de débito, no Feirão do Nome Limpo. Na estrutura instalada, no Estacionamento i2 (terceiro piso) do Shopping da Bahia, em Salvador, o atendimento ocorre das 9h às 18h. 

Rui Costa define ações emergenciais para a seca

“As medidas vão surtir efeito imediato para o abastecimento de água da população”. A afirmação foi feita pelo governador Rui Costa após reunião, nesta quarta-feira (25), com secretários de Estado com o objetivo de formular um plano de ações emergenciais que será enviado ao governo federal o mais breve possível.  O encontro de hoje é um desdobramento da audiência do governador com a presidente Dilma Rousseff, em Brasília, no último dia 19, quando ficou definido que o governo federal financiará a execuções desses projetos.

Feira de Santana, Jacobina e Irecê ganham novas varas dos Juizados Especiais em dezembro

Nos dias 2 e 3 de dezembro, as comarcas de Feira de Santana, Jacobina e Irecê vão ganhar novos Juizados Especiais. As datas de instalação das unidades foram publicadas nesta quarta-feira (25) por meio de decretos da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia.
Na quarta-feira (2), serão inauguradas a 4ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Feira de Santana e a 2ª Vara dos juizados de Jacobina, respectivamente às 8h30 e 15h.
Na quinta-feira (3), às 10h, será a vez de Irecê ganhar a segunda vara do Sistema dos Juizados Especiais da comarca.
Assessoria de Comunicação Social Tribunal de Justiça do Estado da Bahia


Mina Braúna investe em tecnologia amigável ao meio ambiente

Sistema empregado na planta de beneficiamento é capaz de recuperar aproximadamente 97% da água de processo
 NORDESTINA, BAHIA  A Mina Braúna, propriedade da Lipari Mineração em Nordestina/BA, será a primeira mina de diamantes da América do Sul desenvolvida em depósito kimberlítico, a fonte primária do diamante. O empreendimento também será a primeira mina de diamantes a implementar tecnologia para disposição de rejeito com baixa umidade em pilha, eliminando assim a necessidade de dispor o material em uma barragem de rejeitos.

Obras do asfalto são retomadas em Araci

As obras de modernização das vias do centro da cidade de Araci foram retomadas pelo Governo do Estado na noite da última terça-feira, conforme anunciado na rádio comunitária pelo prefeito do município, Silva Neto. Dessa vez, novas máquinas estão atuando no serviço de implantação do asfalto, que agora já começa a apresentar parte de sua versão final.

Ponto Novo quer ampliação da barragem, construção de quadra, e pavimentação

O prefeito do município de Ponto Novo, Adelson Carneiro Maia (PP), foi recebido em audiência pelo secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes. No encontro – que contou também com a presença do deputado estadual Eduardo Salles (PP) -, foram apresentadas as reivindicações de Ponto Novo.

Itinga escolhe representante para final do concurso Garota BCS

A jovem Carolaine Oliveira, 18 anos, foi a escolhida para representar o bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, na grande final do Concurso Garota Base Comunitária de Segurança, promovido pela Polícia Militar da Bahia (PMBA). A jovem concorreu com outras nove garotas e conquistou, na tarde desta terça-feira (24), a vaga. A classificação manteve o sonho de infância de brilhar nas passarelas. 

Pesca artesanal e aquicultura familiar são debatidas em encontro realizado em Santo Amaro

A Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), realiza no período de 24 a 26 de novembro, a Oficina do projeto Bahia Pesca, sobre a Cadeia Produtiva da Pesca Artesanal e Aquicultura Familiar dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado da Bahia, no Centro Vocacional Tecnológico Territorial do Pescado da Bahia (CVTT), na comunidade de Acupe, município de Santo Amaro da Purificação, Recôncavo baiano.

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Juizado Especial do Superendividado inicia atividades na Bahia com agendamento de queixas

Será aberta nesta quarta-feira (25) a pauta para os atendimentos no Juizado Especial Cível de Apoio ao Superendividado, instalado na tarde desta terça-feira (24), no Centro Universitário Jorge Amado, a Unijorge, parceira do Tribunal de Justiça da Bahia no projeto. As primeiras audiências serão realizadas na segunda-feira (30).

Mais de 300 famílias recebem casa própria em Euclides da Cunha

Mais de 300 famílias foram beneficiadas no município de Euclides da Cunha pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, que inaugurou três residenciais na manhã desta terça-feira (24), com a presença do governador Rui Costa, acompanhado do ministro das Cidades, Gilberto Kassab, além de autoridades do estado e município. São três conjuntos habitacionais que somam 309 novas casas para o povo do nordeste baiano.

Prefeito de Bonito pede pavimentação, iluminação, e apoio ao Festival do Café

 O deputado estadual Eduardo Salles (PP) e o prefeito do município de Bonito, Edivam José Cedro de Souza (PSD), foram recebidos em audiência pelo secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes. No encontro, apresentaram as demandas de obras para Bonito. Também participou da reunião Leandro “Bolota” Damasceno, chefe de gabinete do deputado.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Projeto Na Base do Esporte é lançado na capital e interior

Foi lançado na tarde desta segunda-feira (23), o projeto Na Base do Esporte, que faz parte das ações do Programa Pacto Pela Vida, do Governo do Estado. A cerimônia aconteceu na Tribuna de Honra do Estádio Metropolitano de Pituaçu e reuniu representantes de secretarias estaduais e entidades envolvidas na iniciativa que promoverá competições esportivas entre moradores de locais onde estão inseridas Bases Comunitárias de Segurança (BCS) de Salvador, Região Metropolitana e do interior do estado. Cerca de 410 atletas devem participar dos jogos, em duas modalidades.

Bahia ocupa primeiro lugar entre os estados mais transparentes do País

A Bahia ocupa 1º lugar no ranking de ‪‎transparência e cumprimento da Lei de Acesso à Informação (LAI). A colocação é da Escala Brasil Transparente (EBT), pesquisa realizada pela Controladoria-Geral da União - CGU, e apresentada na última sexta-feira (20). O índice da análise mediu o grau de transparência pública em estados e municípios brasileiros, entre agosto e outubro de 2015. 

Feira da Agricultura Familiar será lançada nesta terça-feira (24)

Evento será destaque na Fenagro 2015
Cerveja de umbu, linguiça de tilápia, licuri caramelizado, doces e geleias, defumados, mel, chocolate, cachaça artesanal, mariscos, artesanato, moda e uma infinidade de iguarias produzidas pela agricultura familiar baiana, poderão ser conferidos durante a VI Feira Baiana da Agricultura Familiar e Economia Solidária (FEBAFES), que acontecerá de 28 de novembro a 6 de dezembro, no Parque de Exposições Agropecuárias de  Salvador, dentro da 28ª edição da Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro).  O evento será lançado nesta terça-feira (24), durante encontro com a imprensa, no restaurante Fogo de Chão, no Rio Vermelho, em Salvador.

Seminário Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil é promovido pela Secretaria de Relações Institucionais da Bahia

A Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia promoveu nesta segunda-feira (23) o seminário Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que reuniu cerca de 100 participantes entre dirigentes do governo estadual e representantes das diversas organizações da sociedade civil.

Josias Gomes e Fábio Vilas-Boas constatam em Juazeiro o atendimento a 12 mil pessoas e 1,5 mil cirurgias de catarata realizadas

Cerca 12 mil pessoas atendidas e 1.500 cirurgias de catarata realizadas. Esse foi o balanço, em Juazeiro, do programa Saúde sem Fronteiras. Para constatar o sucesso da iniciativa, o secretário de Relações Institucionais, Josias Gomes, e o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, visitaram o município no sábado (21).

Governador entrega 309 imóveis em Euclides da Cunha

Mais de 1.230 moradores da cidade de Euclides da Cunha serão beneficiados com a entrega de três conjuntos residenciais, batizados de São Bartolomeu I, II e III. A solenidade de entrega das 309 unidades habitacionais construídas através do Programa Minha Casa, Minha Vida contará com a participação do governador Rui Costa, nesta terça-feira (24), às 10h, na Fazenda Lagoa do Barro, no centro da cidade.
Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia


Araci: Desfile “Beleza Negra 2015” encerra com chave de ouro a Semana da Consciência Negra

Na última semana aconteceu em Araci a Semana da Consciência Negra, onde foram expostos, discutidos e sugeridos temas sobre a inserção do negro na sociedade brasileira e mundial, na cultura, economia, religião e diversas outras áreas.
No início da semana foram realizadas rodas de conversas na sede da Secretaria de Cultura, com temas como, “RODA DE CAPOEIRA NA RODA DO CONHECIMENTO; “MAIS DIREITO PARA OS PRETOS E PRETAS QUE TRANSFORMAM O BRASIL”; e “O QUE ATINGE OS NEGROS E NEGRAS ATINGE O POVO DE SANTO”. Os debates foram conduzidos por especialistas em capoeira, religião e sociedade e contou com bom público durante os três dias de debates.

Araci: João Vieira é o grande campeão da Copa Rural 2015

A grande final da Copa Rural 2015 atraiu público recorde para a competição e teve muita emoção para as mais de 3 mil pessoas presentes para assistir à partida. O evento ocorreu na tarde do último domingo, dia 22, no povoado de Ribeira I. João Vieira e Ichu do Rufino disputaram a final e, em partida muito difícil, empataram em 1x1 e levaram a decisão para disputa de pênaltis. A equipe do João Vieira acabou vencendo por 5 a 4 nas cobranças e sagrou-se a grande campeã do torneio.

domingo, 22 de novembro de 2015

Mosquito aedes aegypti é a principal ameaça à saúde pública do Brasi

Os secretários estaduais de Saúde do Nordeste, sob coordenação do vice-presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e secretário da Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, se reuniram nesta sexta-feira (20), em Salvador, para construir uma estratégia agressiva de combate ao mosquito e controle dos agravos.

Nova Mesa Diretora do TJBA é eleita; posse acontece no dia 1º de fevereiro de 2016

A desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago foi eleita presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia para o biênio 2016-2018. O pleito foi concluído em dois turnos, na manhã desta sexta-feira (20).

Na Liberdade, Rui participa de caminhada em homenagem ao Dia Nacional da Consciência Negra

Representantes do poder público, personalidades e lideranças ligadas a movimentos que lutam em prol da garantia dos direitos da população negra na Bahia participaram, nesta sexta-feira (20), da 15ª Caminhada da Liberdade, em Salvador.

TJBA instala Juizado de Apoio ao Superendividado, o primeiro do país, na terça-feira (24)

O primeiro Juizado Cível de Apoio ao Superendividado do País será instalado será instalado no próximo dia 24, terça-feira, às 15 horas, dentro do campus do Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge), na Avenida Paralela, em Salvador.

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Araci: Grande Final da Copa Rural acontece próximo domingo na Ribeira I

Um dos eventos esportivos mais esperados do ano irá acontecer no próximo domingo, dia 22, no povoado de Ribeira I. Trata-se da grande final da Copa Rural 2015, que teve mais de 30 equipes, com 800 atletas participantes e que chega à reta final tendo como finalistas as equipes de João Vieira e Ichu do Rufino.

Vereador de Jacobina convida governador para inaugurar adutora que beneficiará 18 mil moradores da zona rural

A deputada estadual Neusa Cadore e o vereador de Jacobina, Ronivon “Rone do Junco” Martins de Souza, estiveram na Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia, onde participaram de audiência com o secretário Josias Gomes. O vereador do PT convidou Josias Gomes e o governador Rui Costa a participarem da inauguração de obras em Jacobina.

Velório da desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho reúne magistrados e servidores do TJBA

O corpo da 1ª vice-presidente de Mesa Diretora do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Vera Lúcia Freire de Carvalho, foi velado na manhã desta quinta-feira (19) no átrio do edifício-sede do tribunal, no Centro Administrativo da Bahia, em solenidade que reuniu, além de magistrados, amigos e familiares da desembargadora.

MULTINACIONAL VAI INSTALAR CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO EM SERRINHA.

Com previsão de inauguração para abril de 2016, a Multinacional Maxan instalada em cinco continentes, que tem matriz em São Paulo e é a segunda maior fábrica de explosivos do mundo, chega a Serrinha, onde será implantado o centro de distribuição do Norte/Nordeste. A estimativa é de que sejam gerados 350 empregos.

Aeronaves da FAB reforçam combate a incêndio na Chapada Diamantina

Uma aeronave Hércules C-130 e um helicóptero Super Puma da Força Aérea Brasileira (FAB) começaram a atuar no combate aos incêndios florestais na Chapada Diamantina, nesta quarta-feira (18). Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) são 11 aeronaves - sete aviões e quatro helicópteros – a serviço do programa Bahia Sem Fogo, sendo utilizados para lançamento de rajadas de água sobre a área atingida, transporte dos bombeiros e brigadistas às áreas de difícil acesso, além de monitoramento aéreo para subsidiar os rumos do combate.

UPB e TCM capacitam gestores do Nordeste Baiano em Serrinha

Gestores municipais do Nordeste Baiano participam nesta quinta e sexta-feira (19 e 20/11), em Serrinha, do Encontro Regional de Orientação promovido pela União dos Municípios da Bahia (UPB), em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). O evento tem como público alvo prefeitos, vereadores, secretários e técnicos das áreas de administração, contabilidade e controle. Cinco cidades polo da Bahia já foram visitadas este ano pelo projeto Capacita Municípios, orientando mais mil servidores municipais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.upb.org.br ou no local do evento, no Espaço Mário Alves, que fica na Praça Antônio Conselheiro em cima do Posto Guanabara.

Salvador sedia Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial

“Construindo um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável”, esse é o tema da Semana Internacional de Desenvolvimento Territorial sobre Políticas Públicas para o Rural do Século XXI. O evento também comemora os 10 de anos do Fórum Internacional de Desenvolvimento Territorial.
 A semana, que será realizada pelo Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA), Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia, Secretaria de Desenvolvimento Territorial do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SDT/MDA) e o Governo do Estado do Ceará, acontecerá no período de 23 a 28 de novembro, no Gran Hotel Stella Maris, na capital baiana.

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Presidente das Voluntárias Sociais da Bahia recebe título de Cidadã Soteropolitana

A primeira-dama do Estado e presidente das Voluntárias Sociais da Bahia, Aline Peixoto, recebeu o título de Cidadã Soteropolitana em sessão solene realizada no plenário da Câmara Municipal de Salvador, na noite desta sexta-feira (13). Aline é natural da cidade de Jequié, no interior do estado, e recebeu a honraria proposta pelo vereador José Trindade.

Prefeitura e Car realizam entregas de cisternas na região de João Vieira e Lagoa do Curral

O prefeito Silva Neto e a vice Keinha participaram, durante todo o dia da última quinta-feira, de eventos importantes para a universalização de políticas de convivência com a seca no município de Araci. Pela manhã participou de evento de entrega de cisternas e capacitação dos beneficiários da região da Lagoa do Curral, e pela tarde participou da cerimônia de entrega de mais de 300 cisternas no João Vieira.

DEPUTADO ESTADUAL GIKA LOPES PARTICIPA DO GRANDE ENCONTRO DO PARTIDO DOS TRABALHADORES EM SERRINHA

Na noite desta sexta-feira (13), o Partido dos Trabalhadores promoveu um grande encontro com os seus militantes para debater o cenário político municipal e apresentar seus pré-candidatos e pré-candidatas aos cargos do legislativo e executivo do município de Serrinha.

Mês da Conciliação: 1ª Vara de Família de Salvador aplica técnicas de mediação nas audiências

O Tribunal de Justiça da Bahia está buscando outro viés no estabelecimento das relações entre pessoas, especialmente casais e parentes nos processos de separação em tramitação no fórum.
Esta semana, a 1ª Vara de Família de Salvador utiliza a mediação nas audiências pautadas para o Mês Estadual da Conciliação, que começou com o Mutirão Acordo Legal, no último dia 3.

Vereador de Pé de Serra convida governador para inaugurar obras e pede construção de praça no povoado de Santo Agostinho

O vereador do município de Pé de Serra e presidente do PT local, Gilvânio “Gil” Figueiredo dos Santos, e a deputada estadual Neusa Cadore foram recebidos em audiência pelo secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado da Bahia.
Na reunião na Serin o vereador agradeceu as obras já realizadas no município pelo Governo do Estado, a exemplo de uma quadra de esportes e a implantação de uma Casa de Farinha, e convidou o governador Rui Costa a ir ao município para inaugurar outras obras, como a Praça de Eventos, que está sendo construída na sede municipal em parceria com o Estado e com prazo de conclusão ainda este ano.

Bahia registra redução de crimes contra a vida de janeiro a outubro‏

Resultado de ações integradas do poder público por meio do Programa Pacto Pela Vida (PPV), a Bahia registrou redução de 3,3% no número de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) entre os meses de janeiro e outubro deste ano no comparativo com o mesmo período de 2014, quando foram registrados 4.967 homicídios.

quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Conselheiros de Cultura da região sisaleira se reúnem em Araci para discutir políticas públicas

 A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Araci recebeu na quarta-feira, dia 11/11, diversos municípios do território do Sisal, representados pelos seus conselheiros de cultura.  O encontro discutiu cultura, politicas públicas e o papel do(a) Conselheiro(a). Outro tema na pauta é o desenvolvimento territorial e política cultural.

Rui Costa sanciona lei que regulamenta as vaquejadas na Bahia

O governador Rui Costa sancionou, nesta quarta-feira (11), a Lei Nº13.454 que regulamenta a vaquejada como prática desportiva e cultural no Estado da Bahia. O deputado estadual Gika Lopes (PT), grande defensor das vaquejadas, comemorou a aprovação.

Araci:Projeto Saúde Sob Medida leva atividades físicas e hábitos saudáveis à população

Com intuito de promover maior qualidade de vida à população araciense, a Secretaria Municipal de Saúde lançou o projeto Saúde Sob Medida, que teve início nessa terça-feira, dia 10. O projeto tem o objetivo de levar a promoção da saúde, através da prática de atividade física regular para toda a comunidade.

Deputada Tia Eron promove Sessão em comemoração ao Dia da Consciência Negra

Quinta-feira (19), no plenário Ulisses Guimarães na Câmara dos Deputados, às 9h, acontece Sessão Solene em comemoração ao Dia da Consciência Negra, com o tema "A Década Internacional dos Afrodescendentes". A Sessão foi requerida pela deputada federal e presidente do PRB baiano, Tia Eron e será a única realizada na Câmara e no Senado para comemorar o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

Itabuna ganha Vara de Execução Penal, sala de Depoimento sem Dano e reforma do fórum

A comunidade jurídica de Itabuna, no Sul do Estado, mobilizou seus integrantes nesta terça-feira (10) para acompanhar as ações do Tribunal de Justiça da Bahia.
Em um só dia, a comarca ganhou uma vara de Execução Penal e Medidas Alternativas, uma sala de Depoimento sem Dano para a Vara de Infância e Juventude, além da homologação do processo licitatório visando à reforma do Fórum Ruy Barbosa, no centro da cidade.

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Ações do Estado impulsionam desenvolvimento no sul da Bahia

O programa Digaí, Governador! desta semana destaca várias ações do governo estadual para impulsionar o desenvolvimento na região sul da Bahia. “... [este] é um momento importante. Hoje eu estou aqui dando ordem de serviço [para] as obras do Hospital da Costa do Cacau [em Ilhéus], um equipamento moderno do tamanho que essa cidade merece”, enfatiza o governador Rui Costa, que esteve na segunda-feira (11) nesse município e em Itabuna.

Mutirão Acordo Legal arrecada R$ 96 milhões em tributos para o Estado da Bahia e Prefeitura de Salvador

A arrecadação da prefeitura de Salvador e do Estado da Bahia com o Mutirão Fiscal Acordo Legal totalizou R$ 96 milhões. O recurso foi resultado dos acordos para pagamento de dívidas celebrados com 22.805 contribuintes atendidos nos seis dias do mutirão, realizado de 3 a 8 de novembro, na Arena Fonte Nova.
Do montante, R$ 49 milhões correspondem à negociação de débitos com a prefeitura e R$ 47 milhões ao valor recolhido para os cofres estaduais, somando-se pagamentos à vista e parcelados.
Durante o mutirão, 8.862 atendimentos, o equivalente a 39% do total, foram relacionados a débitos com o governo estadual.

Jonny e Maria, Leonardo e Gessica comemora sua formatura de Matemática ao lado de familiares e amigos.

Sábado, 07 de Novembro 2015, foi realizado no Campus XI solenidade de colação de grau dos alunos que concluíram o curso de Licenciatura em Matemática. Fizeram parte da mesa a secretária de Educação de Serrinha e Paraninfa,Gelcivania Mota Silva, prefeito de Serrinha e Patrono, Osni Cardoso, Diretora Campos XI Elivania Reis de Andrade Alves e Geane.

sábado, 7 de novembro de 2015

Araci receberá o 5º Festival de Bandas e Fanfarras dia 15/11

No dia 15 de novembro, a partir das 14 horas, na Praça Nossa Senhora da Conceição, acontecerá o V FESBAF (Festival de Bandas e fanfarras de Araci), um evento que incentiva a cultura musical e artística de nossa juventude e que esse ano contará com a presença de mais de 15 bandas e fanfarras, totalizando 800 pessoas participando desse belíssimo evento.

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

CONVITE


Tremores de terra são sentidos no Sudoeste da Bahia

Na madrugada desta sexta-feira, 6, moradores de cinco cidades da região Sudoeste da Bahia foram surpreendidos por um tremor de 3,16 graus na Escala Richter. De acordo com José Roberto Barbosa, técnico em sismologia do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), Iguaí (a 497 quilômetros de Salvador) e Ibicuí (454 km da capital) sentiram com mais intensidade o tremor. Itororó, Firmino Alves e Nova Canaã também registraram o abalo.

Prefeito de Filadélfia agradece na Serin pelas obras conquistadas

O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado, recebeu em seu gabinete o prefeito de Filadélfia, Antonio Barbosa dos Santos Júnior. Na reunião, o prefeito agradeceu a Josias Gomes pelas obras e serviços destinados pelo Estado a Filadélfia.

Prefeita de Maraú convida governador para inaugurar obras no município

 O secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado, recebeu em seu gabinete a prefeita de Maraú, Maria das Graças “Gracinha” Viana (PP), que agradeceu a participação do Estado em diversas obras que serão inauguradas em dezembro. No encontro, a prefeita convidou Josias Gomes e o governador Rui Costa a participarem da solenidade de inauguração.

Araci: Região da Retirada recebe mais de 80 novas cisternas

Em evento realizado pela CAR e a Prefeitura de Araci, o Prefeito Silva Neto e a vice Keinha entregaram os certificados da capacitação para a manutenção das cisternas de polietileno entregues nas comunidades da região de Retirada. No total, foram mais de 80 cisternas entregues às famílias locais através do projeto, o que equivale a mais de 400 mil reais investidos só nessa região.

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Prefeito de Água Fria pede asfaltamento entre o bairro da Barra até a sede municipal

O deputado estadual Paulo Rangel (PT) foi recebido em audiência pelo Secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado, para a discussão das demandas do município de Água Fria. Ele esteve acompanhado pelo prefeito Evangivaldo “Vanjo” dos Santos Desidério (PT), e pelo vereador Josevan Reis.

Renegociação de dívidas tributárias com o Estado vai até dezembro

O Digaí, Governador! desta semana destaca a renegociação de débitos tributários com o Estado que continua até 18 dezembro de 2015. Rui Costa explica que a iniciativa é do próprio Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) nesta parceria voltada a um programa de descontos para reduzir o número de processos referentes à recuperação de dívida pública. “Começamos esta semana [com o Mutirão do Acordo Legal que] vai até domingo [8], com absoluto sucesso. Muita gente está indo lá [Arena Fonte Nova] quitar [débitos]” .

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Ipiaú: deputado Fernandes e líder político local querem levar água tratada até o Distrito de Córrego de Pedras

 O deputado estadual Euclides Fernandes (PDT) foi recebido em audiência pelo Secretário Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Estado, para a discussão das demandas do município de Ipiaú. Ele esteve acompanhado por Cezário Costa, presidente local do PSD.

Governador assina pacote de ações que fortalecem o Pacto Pela Vida

Criado pelo Governo do Estado, em 2011, para promover a paz social, o Programa Pacto Pela Vida (PPV) acaba de receber um incremento nas ações, que se estendem a diversos municípios baianos, além de Salvador. O governador Rui Costa lançou, na manhã desta quarta-feira (4), na Arquidiocese de Salvador, um pacote de ações sociais a serem desenvolvidas pelo PPV, por meio das câmaras setoriais de Prevenção Social e de Enfrentamento ao Crack e Outras Drogas. 

Acordo Legal: ministra Nancy Andrighi elogia organização e atendimento do mutirão na Bahia

A presença da corregedora Nacional de Justiça, ministra Nancy Andrighi, marcou o segundo dia do mutirão Acordo Legal, realizado na Fonte Nova. A ministra chegou à arena às 10 horas e, acompanhada do corregedor-geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas, fez o mesmo caminho percorrido pelos contribuintes, desde a chegada pelo Dique do Tororó, onde fica a arena, passando pelos espaços de espera, triagem, até chegar à área na qual estão instaladas as 136 mesas de negociação.

Una: Josias Gomes prestigia o Festival do Mangostin

O secretário Josias Gomes (Relações Institucionais da Bahia) representou o governador Rui Costa no município de Una participando, neste final de semana, do 1º Festival do Mangostin. Ele foi recepcionado pela prefeita Diane Rusciolelli, promotora do evento, que reuniu aproximadamente 15 mil pessoas para assistir também às atrações musicais.