segunda-feira, 31 de agosto de 2015

GIKA VISITA LIDERANÇAS E COMUNIDADES DE ARACI

O deputado Gika Lopes participou neste domingo (23) de um café da manhã com o vereador Guinha de Pasqual. Depois do café, eles visitaram lideranças locais e famílias que apoiaram Gika nas eleições de 2014. O parlamentar agradeceu a todos pelos votos e reafirmou seu compromisso com o povo de Araci.

 Ações de Gika em Araci

Após intervenções do deputado estadual Gika Lopes junto ao diretor-presidente da Companhia de Engenharia Ambiental e Recursos Hídricos da Bahia (Cerb), Marcus Bulhões, as obras da terceira etapa do Projeto Araci Norte foram retomadas no dia 25 de julho. Trata-se da implantação do sistema de abastecimento de água que beneficiará mais de 34 mil pessoas de 64 comunidades dos municípios de Araci e Tucano. O investimento será de aproximadamente R$ 51 milhões.

Governador determina ampliação de blitz a partir desta semana

Um maior policiamento envolvendo as polícias militar e civil estará nas ruas de Salvador e nas principais cidades do interior baiano a partir desta semana, com o objetivo de intensificar as blitze em veículos e ônibus. A determinação foi anunciada nesta segunda-feira (31) pelo governador Rui Costa, durante a assinatura de ordem de serviço para realização de obras de contenção de encostas no bairro de São Caetano.

domingo, 30 de agosto de 2015

Projeto de Audiência de Custódia agiliza prisão em flagrante na Bahia

A Bahia aderiu, na manhã desta sexta-feira (28), ao Projeto de Audiência de Custódia, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que, entre outras medidas, exige a apresentação de presos em flagrante a um juiz, na presença de um advogado ou defensor público, no prazo de 24 horas depois de terem sido detidos. A iniciativa permite mais agilidade na análise da legalidade e das necessidades de se manter a pessoa detida presa e decidir sobre o relaxamento da prisão ou prisão preventiva, liberdade provisória ou medidas cautelares. 

sábado, 29 de agosto de 2015

Prefeita de Jeremoabo quer iluminação do estádio e conclusão de obra de saneamento

O secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia – recebeu em audiência a prefeita de Jeremoabo, Anabel de Sá Lima Carvalho (PSD), que veio apresentar as demandas de seu município.
 Acompanhada pela deputada estadual Fátima Nunes e pelo ex-prefeito João Batista Melo, conhecido por “Tista”, a prefeita Anabel Carvalho reivindicou a iluminação do estádio municipal, obra a cargo da Sudesb e que demandará recursos da ordem de R$ 200 mil.

Mandato de Gika Lopes define ações estratégicas para a área rural

O chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Rural do Estado, Ivan Fontes, esteve em reunião com a assessoria do deputado Gika Lopes e conversou sobre o cenário e perspectivas da zona rural, em especial da agricultura familiar, destacando prioridade para a habitação, o crédito e a assistência técnica.
Na oportunidade, Ivan ressaltou as maiores demandas e carências da população rural; e orientou o fortalecimento da subcomissão de Agricultura Familiar, a qual Gika Lopes é coordenador, a partir de debates sobre importantes pautas. 

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Projeto Saúde na Comunidade leva serviços importantes ao distrito de Barreira

De maneira inovadora, a Secretaria Municipal de Saúde levou até o distrito de Barreira o Projeto Saúde na Comunidade, que visa oferecer serviços excepcionais aos povoados e distritos de Araci. O serviço aconteceu tendo como base o PSF e toldos montados nas proximidades do mesmo e contou com o atendimento de 3 médicos na unidade durante todo o dia, incluindo a médica titular da unidade de saúde da família.

Fogo simbólico

Tradição mantida por mais de quatro décadas, a Corrida do Fogo Simbólico acontece a partir desta sexta-feira (31). A Pira percorre 10 municípios da região sisaleira e retorna a Serrinha no dia 01 de setembro, onde ficará exposta na Praça Luiz Nogueira, permanecendo acesa até o Dia da Pátria (07 de setembro).


Prefeito visita obras de barragens que estão sendo construídas pela Prefeitura e Consisal

O Prefeito do município de Araci, Antônio Carvalho da Silva Neto, visitou na última terça-feira uma das obras conquistadas junto ao Consisal. As obras, que foram, autorizadas em evento no dia anterior, estão a todo vapor e têm sido realizadas por escavadeira hidráulica.
 O local da primeira obra foi a comunidade de Altomira, que está recebendo uma barragem de 700 horas/máquina. O início dos serviços foi acompanhado pela comitiva da prefeitura e do Consisal. O prefeito e a vice realizaram ato simbólico de início dessa importante obra para amenização dos efeitos da seca no município e acompanharam de perto os serviços. 

Olindina pede pavimentação de rodovia e a reforma do estádio municipal

A prefeita de Olindina, Bianca Menezes de Jesus Souza (PMDB) foi recebida em audiência pelo secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia – para tratar das demandas do município.
Ela solicitou a pavimentação da rodovia que liga Olindina a Tobias Barreto, na divisa com Sergipe, passando pelo município de Itapicuru. “São 45 km de extensão e o projeto já foi encaminhado para ser feita a licitação da obra”, informa a prefeita.
No encontro na Serin a prefeita de Olindina também pediu a liberação de recursos pelo Estado para a conclusão da pavimentação asfáltica da avenida principal da cidade e a reforma do estádio municipal.
Ela reivindicou o apoio do Estado para que seja aumentado o efetivo policial no período da Micareta (12 e 13 de setembro), ocasião que será realizada a festa comemorativa dos 57 anos de emancipação política e administrativa de Olindina.
Secretaria de Relações Institucionais - Ascom Serin


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Estado e governo federal traçam expansão de portos baianos

A expansão e modernização do setor portuário na Bahia está em discussão entre o Governo do Estado e a Secretaria de Portos da Presidência da República. Nesta quarta-feira (26), o planejamento estadual foi apresentado pelo governador Rui Costa ao ministro da Secretaria Nacional de Portos, Edinho Araújo, durante reunião em Brasília.
O governo baiano prevê potencializar o Porto de Ilhéus, batizado como Porto de Malhado, com a participação da iniciativa privada. Segundo o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, que acompanhou o governador na agenda, o porto possui limitações em decorrência de sua profundidade. “É necessário fazer uma dragagem para elevar a profundidade do cais e do canal. Assim, teremos uma situação de operação continua”, disse ele ao explicar que atualmente apenas navios de calado (altura do casco) pequeno acessam o porto e que essa intervenção seria financiada pela iniciativa privada. 

terça-feira, 25 de agosto de 2015

PRB avança em Poções visando às eleições de 2016‏

O presidente do PRB em Poções classificou o encontro como um momento oportuno para que as forças políticas de toda a região mostrassem interesse pelo desenvolvimento local.  “Nossa cidade tem aproximadamente 50 mil habitantes e o povo é muito carente. Visando o crescimento da cidade é oportuno alavancar o plantio de café, frutas e verduras. Para isso, precisamos de representantes na Câmara de Vereadores e o PRB vai entrar forte por essa causa”, disse o professor Rosalvo.

Prefeito de Santa Luzia pede ambulância e quer levar água ao distrito de Betânia

O prefeito Antonio Guilherme dos Santos (PSD), de Santa Luzia, foi recebido em audiência pelo secretário Josias Gomes – titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) da Bahia – para tratar das demandas do município.
 O prefeito solicitou ao Estado a instalação de um sistema simplificado de abastecimento de água para o distrito rural de Betânia, com extensão de 14 km. “O projeto já está pronto junto à Embasa, aguardando a licitação”, informa o prefeito de Santa Luzia.
 Segundo ele, também foi solicitada uma ambulância para fazer o transporte de pacientes do município até a cidade de Itabuna, e uma patrulha mecanizada, entre outras demandas.

 Secretaria de Relações Institucionais – Ascom Serin

Araci: Prefeito recebe lideranças da região sisaleira e autoriza início de mais de 500 obras para a agricultura‏

Aconteceu, na última segunda-feira (24), em Araci, a assinatura da ordens de serviço do Programa Nacional de Habitação Rural e Projeto Segunda Água. O projeto de habitação visa dotar de melhor estrutura a zona rural de Araci. A ação é inédita no município e conta com a parceria com o sindicato dos agricultores para a realização do sonho de viver bem dos moradores da zona rural. Já o Projeto Segunda Água, trata-se da implantação de tecnologias de absorção e aplicação de água voltada para a produção agropecuária.

Araci: Distrito de Barreira receberá projeto “Saúde na Comunidade” nessa quarta-feira (26)‏

Em mais um projeto inédito da Prefeitura de Araci, a Secretaria Municipal de Saúde irá oferecer atendimentos especiais na comunidade de Barreira na próxima quarta-feira, dia 26 de Agosto, a partir das 8 horas da manhã, na Praça Matriz.
 O Projeto Saúde na Comunidade irá levar o serviço de aferição de pressão arterial; teste de glicemia; atendimento odontológico; unidade odontológica móvel; avaliação protética; vacinação; preventivo; teste rápido de hepatite, HIV e sífilis; exames laboratoriais; atividade e orientação com fisioterapeuta e educador físico; orientação com psicólogo, nutricionista e assistente social; cartão do SUS; visitas com os agentes de endemias; entre outras atividades.
Ascom - Araci

10 anos do Partido Republicano Brasileiro

O dia 25 de agosto é uma data muito especial para mim mesmo não sendo o aniversário da minha mãe, nem dos meus filhos. É o dia em que o Partido Republicano Brasileiro – PRB comemora 10 anos e assim eu posso concluir que trata-se de uma década de luta, determinação, trabalho, vitória e crescimento de uma sigla que luta em grupo visando um Brasil livre da corrupção, da falta de amor e de tudo que venha abater e massacrar o seu povo.
O conceito do partido vem crescendo com o passar do tempo, mas esse crescimento não é por acaso. A linha de trabalho adotada pelo partido é seguida com sabedoria porque nosso presidente nacional, Marcos Pereira, se esforça para traçar planos e metas à serem cumpridos.  A determinação da executiva me faz lembrar o posicionamento de um dos fundadores do PRB, o ex-presidente da república José de Alencar. Zé de Alencar como era chamado dizia que é preciso ser honesto para não ser desonrado. E nós Republicanos seguimos exatamente essa linha de pensamento.

2º Moto Fest promete balançar Caldas do Jorro neste fim de semana

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto, o distrito de Caldas do Jorro, em Tucano, receberá motociclistas de todo o país para o 2º Moto Fest, encontro nacional da categoria que acontece uma vez por ano.
Durante os três dias do evento, a programação incluirá visita a atrativos turísticos do município, banho nas águas quentes, exposição e uma tradicional feijoada, além de shows com os grupos William e Banda (sábado), Time (sexta e sábado), Ivanio e Dell (sexta), 2 Amores (sábado) e outras atrações.
A realização do 2º Moto Fest é da Prefeitura de Tucano, com apoio de Wendel Mendes e Edson Melo. Em abril de 2014, a primeira edição reuniu mais de 500 motociclistas da Bahia e de outros estados em Caldas do Jorro.
Nesta semana, o prefeito de Tucano, Igor Nunes, falou sobre a importância do evento e comemorou os resultados positivos para a economia da cidade. “O Moto Fest é um evento de sucesso. A primeira edição nos mostrou isso e não pensamos duas vezes antes de confirmar Tucano como cidade-sede para recepcionar motociclistas de todo o Brasil. Os hotéis do Jorro já estão lotados e a organização já está encaminhando pedidos de reserva para os hotéis no centro de Tucano. Vamos fazer mais um excelente evento para todos”, disse o gestor.
Os participantes que vierem de outras cidades contarão com área de camping para alojamento e feijoada grátis. O 2º Moto Fest será realizado na praça de eventos de Caldas do Jorro e toda a programação é aberta ao público, inclusive as apresentações musicais.
ASCOM -  Tucano


Recuperação da rodovia BA 381 é pedida há mais de quatro anos pelo deputado Tom Araújo, mas governo não atende população

O deputado estadual Tom Araújo (DEM) pede a recuperação da BA-381 desde o governo passado, mas, insensível, o Estado nada tem feito. "Tivemos a morte do motociclistacansançãoense Fernando Pereira Lopes, 42 anos, morador da localidade de Alto Lindo,na madrugada de domingo e a responsabilidade por essa morte só pode ser atribuída ao descaso do governo”, disse Tom Araújo.
O parlamentar, representante da região sisaleira, vem cobrando essa e outras obras para a região, não tem realizado nada. “Assim como a BA-381, tem a obra da BA-411 que liga Conceição do Coité a Ichu; a BA-409, que liga Serrinha a Coité, entre outras rodovias estaduais do Estado. Nada vem sendo feito, ou as iniciativas são bastante tímidas, com operações tapa-buracos que se desfazem em pouco tempo. O governo precisa tratar dessas obras porque são vidas que estão se perdendo como a desse motociclista no final de semana”, alertou Tom Araújo.

Governador é homenageado em solenidade de comemoração ao Dia do Soldado


Em comemoração ao Dia do Soldado, celebrado no dia 25 de agosto, o Exército homenageou com a Medalha do Pacificador civis e militares que prestam serviço e que colaboram com a melhoria social da Bahia, em cerimônia realizada na manhã desta segunda-feira (24). A solenidade no estado foi realizada às vésperas da comemoração nacional para que o comandante do Exército, o general Eduardo Villas Bôas, pudesse participar do evento na capital baiana. Entre os agraciados com a medalha e homenageados da festa, o governador Rui Costa participou da solenidade realizada no 19º Batalhão de Caçadores, no bairro do Cabula, acompanhado do ministro da Defesa, Jaques Wagner.

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Seminário discute consórcios públicos na Bahia

O modelo de gestão associada de serviços públicos, como Saúde e manutenção de estradas, por meio de consórcios é o tema do Integra Bahia - I Simpósio da Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (Fecbahia). O evento, que reúne municípios consorciados baianos e representantes de outros estados, foi aberto na noite desta quinta-feira (20) e se encerra nesta sexta-feira (21). Atualmente a Bahia conta com 34 consórcios públicos e deve ganhar outros 30 com a implantação dos novos consórcios interfederativos de Saúde.

Prefeitura de Araci e Consisal lançarão centenas de obras para a agricultura na próxima segunda, dia 24‏

A próxima segunda-feira, dia 24/08 terá o evento de lançamento das obras do Projeto Segunda Água, que ocorre em parceria com o Consisal. O evento acontecerá na Praça da Conceição, a partir das 9 horas da manhã e contará com a presença do presidente do Consisal e prefeito de Serrinha, Osni Cardoso, de representantes do Governo do Estado, além do Prefeito Silva Neto e da Vice Keinha e vereadores de Araci.
 O Projeto Segunda Água pode ser considerado o maior programa de produção agrícola já realizado no município de Araci e trata-se da implantação de sistemas de captação de água para produção agrícola e pecuária, além da construção de galpões para a o exercício da avicultura.

 No total serão construídas 60 cisternas de 50 mil litros; 60 galpões para criação de frangos; doação de 12.000 pintos para criação nos galpões; construção de 60 hortas cobertas com “sombrites”; implantação de 60 sistemas de irrigação; construção de 60 Tanques de Barreiros de 20 horas/máquina cada; construção de 3 Barragens de 700 horas/máquina cada, e; Construção de 420 cisternas de consumo. Tudo isso sendo realizado gratuitamente aos agricultores do município.

Fernando e Sorocaba, Wesley Safadão e Luan Santana vão animar a Vaquejada em Serrinha, de 3 a 6 de setembro

Evento contará com 18 atrações musicais e competições esportivas
Faltam poucos dias para a cidade de Serrinha ferver com a realização da 19ª edição da Vaquejada Parque Maria do Carmo, também conhecida como Vaquejada em Serrinha. O evento acontece de 3 a 6 de setembro e vai reunir shows de grandes estrelas da música, como a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, o carismático Wesley Safadão e o romântico Luan Santana, além de competições esportivas.

Prefeito de Pilão Arcado quer reforma do Mercado Municipal e do Portal da Cidade

O prefeito de Pilão Arcado, João Ubiratan Queiroz Lima, conhecido por Joãozinho Porfírio, acompanhado pelopresidente do PT do município, Manoel Joaquim, secretário de esportes, Jovacy Rocha, e pela liderança Risomar Barrence, foram recebidos em audiência por Josias Gomes, titular da Secretaria de Relações Institucionais (Serin) do Governo da Bahia.
O prefeito, que em sua visita à capital também compareceuao diretório regional do PT, apresentou as demandas de seu município. Entre elas, a solicitação de um novo trator para o Povoado Feijão, distrito rural de Pilão Arcado.
Além disso, o prefeito também solicitou o auxílio do Estado na reforma e ampliação do mercado municipal, bem como a reforma do portal de entrada da cidade.

 Secretaria de Relações Institucionais - Ascom Serin

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Governo entrega mais de mil cisternas na região sisaleira

Armazenar água para melhorar a convivência com a seca deixou de ser uma exclusividade dos grandes produtores. Por meio do Programa Água para Todos, e em parceria com o Governo Federal, o Governo do Estado entregou mais 1020 cisternas na Bahia, desta vez, na zona rural de Barrocas, na região sisaleira, a aproximadamente 200 quilômetros de Salvador. Cada reservatório tem capacidade para armazenar 16 mil litros de água. Nos próximos dias, 11 cisternas serão destinadas para escolas municipais e cinco para postos de saúde. O governador Rui Costa, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e de outras autoridades, esteve na cidade, nesta quinta-feira (20), para a entrega simbólica dos reservatórios.

Governador participa da entrega da Comenda 2 de Julho a Otto Alencar

A mais alta honraria dada pela Assembleia Legislativa da Bahia, a Comenda 2 de Julho, foi concedida, na tarde desta quinta-feira (20), ao senador Otto Alencar (PSD). A cerimônia, que aconteceu por volta das 15h, contou com a participação do governador Rui Costa, deputados e a família do homenageado. 
A honraria é entregue a personalidades que contribuíram ou contribuem com o desenvolvimento do estado ou com a melhoria social. Para o governador, “Otto é um homem de profunda relação com vários segmentos sociais, principalmente com os mais populares, e que tem uma longa história de defesa de interesse público e trabalho pelo povo baiano. 

Governo entrega mais de mil cisternas e universaliza acesso à água na zona rural de Barrocas

O governador Rui Costa entrega 1.020 cisternas para consumo humano na cidade de Barrocas, a cerca de 200 quilômetros de Salvador, na manhã desta quinta-feira (20). A ação faz parte do programa Água Para Todos, executada pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR). O ato de entrega será realizado às 10h30, na praça da Matriz São João, na sede do município. 

Crimes contra a vida têm redução de 12,1% na RMS

O índice de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) – que compreende homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte –, teve redução de 12,1% na Região Metropolitana de Salvador (RMS), no acumulado de janeiro a julho de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. A informação foi apresentada na manhã desta quarta-feira (19), durante reunião do Programa Pacto Pela Vida, na sede do Ministério Público estadual, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a presença do governador Rui Costa. Salvador também apresentou redução neste índice de violência. Nos sete primeiros meses de 2015, a capital baiana registrou uma diminuição de 4,6%, em comparação aos mesmos meses de 2014.

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Prefeito de Itabuna faz balanço da sua administração para Tia Eron

Na última segunda-feira (17) aconteceu uma reunião entre a deputada federal Tia Eron e o prefeito da cidade de Itabuna, Vane da Renascer, ambos do Partido Republicano Brasileiro-PRB. Na pauta, a administração municipal porque a deputada que também é presidente estadual da sigla desejava saber mais informações sobre a forma de governo, planejamento, investimentos e como o gestor do município está conceituado junto à população. 
O prefeito, então fez um mapa e mostrou as suas realizações desse primeiro mandato e assegurou que está forte, junto com o povo, para novas conquistas e uma delas é a reeleição.

IF Baiano – Campus Serrinha realiza audiência pública no próximo sábado

Evento objetiva discutir implantação de cursos
 No próximo sábado, 22 de agosto, o Instituto Federal Baiano (IF Baiano) – CampusSerrinha realizará audiência pública para ouvir a comunidade da região sisaleira no processo de implantação dos cursos. O evento, programado para acontecer na Universidade do Estado da Bahia (Uneb) – Campus XI, será durante toda a manhã e, com início das atividades, às 8h30.
Campus Serrinha está, entre as novas unidades de ensino da expansão ao lado de Alagoinhas, Itaberaba e Xique-Xique, com previsão de entrega das obras no próximo mês. Com oferta inicial de atendimento para 280 estudantes regulares, ele também terá atividades de extensão que irão alcançar as comunidades.

Rosemberg sugere a busca de recursos para estradas baianas das verbas dos deputados federais

Durante reunião da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, realizada nesta terça-feira (18/08), o deputado estadual Rosemberg Pinto (PT) originou a criação de uma subcomissão que vai buscar recursos, junto aos deputados federais, para a melhoria das estradas baianas .
Ao considerar que o estado, assim como o país, passa por um momento de crise, mas a Bahia vem honrando com os seus compromissos, o parlamentar destacou que “o estado está priorizando pagar os seus servidores e honrar o custeio da máquina, em vez de priorizar novos investimentos”, explica. Líder da bancada petista na Alba, Rosemberg destacou ainda o exemplo do Rio Grande do Sul que está dividindo o pagamento dos terceirizados; de Sergipe, que está dividindo o pagamento dos servidores; de Pernambuco, que fechou o Fundo de Previdência e ainda o estado de Minas Gerais "que desde o governo anterior já tinha fechado o fundo de previdência”, comparou.

terça-feira, 18 de agosto de 2015

Nova Praça do João Vieira se torna atração para crianças e adultos

Há poucos dias de sua inauguração, a nova praça do distrito de João Vieira já é uma atração para crianças e adultos da comunidade. A praça tem sido bastante utilizada pela comunidade, mostrando que o investimento realmente veio para preencher uma necessidade do povoado.
 Com academia e parquinho ao ar livre, a praça tem sido utilizada principalmente por adultos que buscam atividades físicas e crianças que utilizam os brinquedos instalados no local.

Nova sala-cofre amplia segurança de dados do Estado

O novo data center da Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia (Prodeb) garante mais segurança para as informações das áreas de Educação, Saúde, Tributos e Finanças do Governo. Isto é possível graças à sala-cofre de 172 metros quadrados e 700 terabytes de armazenamento – a maior do Norte e Nordeste do país. O projeto de modernização, que contou com cerca de R$ 20 milhões em investimentos, foi inaugurado na manhã desta terça-feira (18), pelo governador Rui Costa.

domingo, 16 de agosto de 2015

Rui e Dilma debatem educação e cultura com movimentos sociais

Educação, segurança, saúde, redução da pobreza e cultura. Estes são os cinco temas que fazem parte da plataforma colaborativa do governo federal Dialoga Brasil apresentados a representantes de movimentos sociais, nesta sexta-feira (14), no auditório 4 do Senai/Cimatec, em Salvador, com a presença da presidente Dilma Rousseff, do governador Rui Costa, entre outras autoridades. A inclusão do tema Cultura coincidiu com a visita da presidente Dilma a Salvador. Por esta razão, o Ilê Aiyê se apresentou no evento. Ao todo, 80 programas de 14 temas irão compor o Dialoga Brasil. 

" A Bahia tem vários diferenciais competitivos", diz Rui em reunião com Dilma e empresários

A Bahia vai ampliar a capacidade de escoamento de produção por meio das rodovias, ferrovias, aeroportos e portos do estado. A informação foi divulgada na tarde desta sexta-feira (14), durante reunião entre a  presidente Dilma Rousseff, o governador Rui Costa  e empresários baianos, no Senai Cimatec, em Salvador. No encontro, foram apresentadas oportunidades de negócios que devem surgir a partir do Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado em junho deste ano pelo Governo Federal.

1ª. Vara Crime de Itabuna arquiva 1.210 processos e já anuncia nova meta

Atendendo ao pedido da Assessoria Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, no sentido de todas as comarcas darem celeridade às baixas processuais, a 1ª Vara Crime de Itabuna, no Sul do Estado, arquivou um total de 1.210 processos.
Coordenada pelo juiz titular Murilo de Castro Oliveira, a equipe de trabalho empenhou-se em selecionar os processos aptos ao arquivamento. “Em regime de mutirão, tomamos as providências necessárias à concretização do intento”, afirmou o magistro.

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Gika Lopes lança programa de rádio “Fala aí, Deputado!”

“Com o objetivo de prestar contas do meu mandato, estamos lançando o Programa de Rádio ‘Fala aí, Deputado!’. A ideia é sempre falarmos o que estamos fazendo na Assembleia Legislativa para atender às necessidades desse povo. Inicialmente, o programa será transmitido pelas Rádios Continental e Regional, programa de Ferraz,” explicou Gika Lopes.
Durante os programas, o deputado falará dos projetos de lei, das solicitações, requerimentos, audiências com os secretários, e ressaltar suas bandeiras de luta, por meio de entrevistas com assessores que apoiam seu mandato em cada área. 
“O programa é mais uma alternativa para vocês acompanharem e cobrarem de mim, como deputado estadual, às suas demandas. É mais uma ação que atende a finalidade de sermos um mandato participativo e transparente em que queremos sempre ouvir vocês e falar, abertamente, o que estamos fazendo,” finalizou o parlamentar.
Ana Rosa Ribeiro Assessoria de Comunicação


IMPRENSA E CONVIDADOS CAUSAM BURBURINHO EM COQUETEL DA VAQUEJADA EM SERRINHA

Em clima de muita badalação, imprensa e convidados lotaram a loja oficial da Vaquejada em Serrinha, situada no Shopping da Bahia, na noite da última quarta-feira (12), durante o coquetel de lançamento da festa. 
Na oportunidade, Vardinho Serra, um dos organizadores do evento, afirmou que a crise econômica pela qual o país está passando não influenciou na realização da 19ª edição da vaquejada, considerada uma das maiores do país. “Nós recebemos  umas 30 mil pessoas ano passado e esperamos um aumento de 20% esse ano’’, revelou.
A rainha e o peão da Vaquejada, Débora Carvalho e José Renato Júnior, juntamente com as princesas Lorena Silva Araújo e Emmily Velane atraíram os holofotes dos convidados e de quem passava pelo local. Além de empresários e imprensa, a rainha do Carnaval 2015 de Salvador, Monalisa Reis, marcou presença vip no evento.
A Vaquejada em Serrinha acontece de 3 a 6 de setembro, no Parque Maria do Carmo. Dezoito atrações vão se apresentar no evento durante as festas Bezerro Manhoso, Vaca Atolada e Boi Malandro. Luan Santana, Fernando e Sorocaba e Henrique e Juliano são apenas algumas das estrelas do evento, que também conta com competições esportivas.






Rio Real ganhará novo fórum; é a nona pedra fundamental lançada em 2015

O prédio, construído em 1850 para servir de residência a um padre e que, nos anos 30 do século passado, foi o forte de resistência à invasão do cangaceiro Lampião, enfim, vai deixar de ser a sede da Justiça em Rio Real.
A viagem do presidente Eserval Rocha e comitiva a cinco comarcas do interior foi encerrada na manhã desta quinta-feira (13) com o lançamento da pedra fundamental do novo fórum da comarca, a 207 quilômetros de Salvador.
O investimento para a construção do prédio é de R$ 2 milhões e a previsão para a entrega da obra é janeiro de 2016.
É a nona pedra fundamental lançada somente este ano. Os prédios para funcionamento dos fóruns vêm sendo erguidos em Barreiras, Luis Eduardo Magalhães, Irecê, Canarana, Nazaré, Central, Sobradinho e Serrinha. Os recursos estão assegurados e a expectativa é de que todos sejam entregues ainda na atual gestão, que se encerra em 1° de fevereiro de 2016.
Em setembro, o presidente estará presente na solenidade que vai marcar oficialmente o início das obras do fórum de Paulo Afonso, no Norte do Estado.
Também vêm sendo reformados o fórum de Feira de Santana e construído o novo salão do Tribunal Pleno, em Salvador, devido ao aumento do número de desembargadores.
O fórum de Rio Real será construído em uma área de 3.235 metros quadrados, ao lado da prefeitura. "É mesmo um dia memorável. Aquele casarão histórico do padre e de Lampião abriga o fórum desde 1973", disse o juiz Josimar Dias Cerqueira, titular da comarca, sobre o prédio, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), órgão do governo federal encarregado da política de preservação.
"Estamos muito felizes. É a maior obra que temos aqui nos últimos tempos", disse o prefeito Orlando Almeida, durante discurso realizado durante a solenidade realizada no mesmo terreno da construção, em doação do município.
"Nós é que agradecemos à prefeitura e à Câmara de Vereadores pelo terreno. Estamos em um excelente local", disse o presidente Eserval Rocha.
Como nas outras solenidades, foi depositada uma cápsula do tempo na pedra fundamental, com jornais da cidade, foto da Mesa Diretora do Tribunal, peças do artesanato local, cédulas e moedas de real.
Obras em Olindina
Ontem à tarde, o presidente do Tribunal de Justiça e sua comitiva estiveram nas comarcas de Inhambupe e de Olindina.
Em Olindina, o desembargador Eserval Rocha visitou as obras de construção do salão do júri da comarca, orçadas em R$ 500 mil.
Assessoria de Comunicação Social
Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

Araci: Vacinação contra paralisia infantil terá inicio próximo sábado (15)

Araci inicia neste sábado, dia 15 de agosto, a campanha de vacinação contra a poliomielite e multivacinação para crianças de seis meses a cinco anos de idade. A vacina atua na prevenção contra a paralisia infantil e estará disponível nos postos de saúde que funcionarão, na sede e na zona rural do município, durante todo o dia deste sábado. A campanha irá até o dia 31 de agosto em todas as unidades de saúde do município, durante este período será possível a atualização do cartão de vacina da criança.
Para mais informações procure a unidade de saúde mais próxima de sua casa.


Serrinha concede titulo de cidadão ao presidente Eserval Rocha

A Câmara de Vereadores de Serrinha promoveu sessão especial, na noite da última terça-feira (11) para conceder o titulo de cidadão serrinhense ao presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Eserval Rocha.
A autora da proposta foi à presidente da Câmara de Vereadores, Edylene Ferreira, que presidiu a solenidade.
O presidente agradeceu a homenagem e lembrou da importância do novo fórum - um investimento de R$ 7 milhões - e da instalação dos Juizados Especiais e o reconhecimento nacional pelos bons serviços prestados.
"Nosso juizados ultrapassaram a Meta 1 do Conselho Nacional de Justiça, em 2014, em 125%", disse o desembargador.

TJBA inaugura vara de Juizados Especiais em Serrinha; são 21 novas unidades na atual gestão

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Eserval Rocha, instalou na tarde da última terça-feira (11) em Serrinha, a vigésima-primeira unidade judicial de sua gestão. Desta vez, foi a Vara de Juizados Especiais da comarca, que ganhará juiz titular.
A solenidade foi realizada no salão do júri Luiz Viana Filho, no centro da cidade. A juíza Luciana Setúbal, coordenadora dos Juizados Especiais, atuando como mestre de cerimônias, falou dos avanços que a unidade vai proporcionar à comarca.
A juíza da comarca de Serrinha, por sua vez, Luiza Maia, registrou sua satisfação com o fortalecimento da estrutura no Judiciário local. "Cheguei há pouco tempo aqui em Serrinha e fico feliz com esses avanços na comarca", disse.
O assessor especial da Presidência, juiz Anderson Bastos, lembrou o Dia do Advogado e do Magistrado, comemorados na terça-feira (11) em Serrinha, "uma comarca brilhante", que merece o investimento.
O presidente Eserval Rocha falou da alegria em trazer os serviços para a comarca. "Quando passei por Serrinha, vi as condições do prédio e recebi diversos pleitos. Hoje, voltamos para lançar a pedra fundamental e instalar a vara", afirmou.
Em seguida, toda a comitiva se dirigiu para o prédio vizinho dos juizados especiais, para descerrar a placa de instalação da nova vara.

Assessoria de Comunicação Social
Tribunal de Justiça do Estado da Bahia

Comarca da Serrinha terá novo fórum; pedra fundamental é lançada em solenidade

As fortes chuvas em Serrinha e região, nos últimos dias, não foram suficientes para impedir o lançamento da pedra fundamental do novo fórum da comarca, na manhã da última terça-feira (11).
Uma estrutura, com toldo e palanque, ao lado do terreno, onde será erguido o prédio, foi montada para a solenidade de lançamento. O tempo, que estava chuvoso, estiou: máquinas e britadeiras não pararam de trabalhar, impondo um ritmo acelerado às obras, com previsão de término para dezembro de 2015. O investimento é de R$ 7 milhões.
Ao anunciar o início das obras de construção do fórum de Serrinha, o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia, desembargador Eserval Rocha, destacou sua opção por assegurar os recursos para fortalecer a estrutura do Judiciário.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Aplicativo gratuito do Detran-BA amplia assistência aos condutores

Na tarde desta terça-feira (11), o Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) lançou o Detran-BA Mobile em evento realizado na Sala de Reunião da Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB). 
A proposta do aplicativo - disponível para dispositivos Android e iOS - é levar mais conteúdo e ampliar os serviços do Detran aos usuários. “As pessoas vão economizar dinheiro e tempo. O deslocamento ao posto do Detran, às vezes, é complicado. Com o aplicativo a gente começa a esvaziar esses postos. A internet permite isso. O aplicativo é uma forma de garantir mais benefícios ao cidadão”, afirmou o governador Rui Costa.