segunda-feira, 29 de junho de 2015

Governo entrega 200 moradias em Paulo Afonso


Cerca de 800 moradores da cidade de Paulo Afonso, no sertão da Bahia, foram beneficiados com a entrega de 200 unidades do Residencial Celidone de Deus. Durante a inauguração nesta segunda-feira (29), o governador Rui Costa visitou o condomínio e cumprimentou as famílias que vão passar a viver no empreendimento do programa Minha Casa, Minha Vida.
O residencial recebeu investimento aproximado de R$ 12 milhões aplicados na construção das moradias e na infraestrutura completa, que inclui pavimentação, rede de água, obras de drenagem, energia elétrica, área de lazer, parque infantil, jardinagem, quadra esportiva e acessibilidade para pessoas com deficiência. O condomínio foi projetado para dar acesso a transporte público, com melhorias também na pavimentação da região. 

Fortalecendo a tradição que faz parte da cultura do nosso povo, o forró de raiz mostrou sua força em três dias de festas.


Apresentação de quadrilhas juninas, forró pé de serra, atrações locais e regionais, marcaram a sétima edição do tradicional São Pedro de Serrinha, que reuniu muita música, manifestações artísticas e culturais e muita gente bonita, um retrato da cultura nordestina, cheio de cores e ao som das sanfonas que pulsaram no palco montado ao lado do centenário coreto da Praça Luiz Nogueira na Cidade Nova.
A abertura aconteceu na sexta-feira (27), com a apresentação das belas e coloridas quadrilhas serrinhenses, seguido do show do cantor Jauperi, da banda Capitães do forró e dos artistas locais Saul Baldivieso e banda Forró do Luiz e claro muito forró com Betinho e Sua Gente no coreto. O Grupo Cultural Pavão Dourado se apresentou na segunda noite do Pedrinho, o grupo que há décadas mantém viva a tradição do canto de trabalho do povo da zona rural abriu as apresentações do sábado (28), que contou com os shows do forrozeiro Olivan Monteiro, Celia Mares, Leandro Rocha e Isaias Moreno. 

Concurso de beleza da Vaquejada de Serrinha está com inscrições abertas

Eleição vai escolher rainha, peão e duas princesas para a 
festa baiana.
Resultado da seleção será conhecido no dia 1° de agosto.
O concurso de beleza para a Vaquejada em Serrinha de 2015 está com inscrições abertas. Homens e mulheres, de qualquer cidade baiana, podem participar. Para isso, é preciso ter idades entre 18 e 25 anos.
De acordo com a organização, as inscrições podem ser feitas até o início do evento pelo e-mail festarainha2015@hotmail.com. É preciso enviar duas fotos, nome completo, além de data de nascimento, endereço e telefones para contato. Os jurados avaliam beleza, simpatia, elegância e desenvoltura.

Governador autoriza início das obras do BRT em Feira de Santana

As obras para a construção do BRT (Bus Rapid Transit) de Feira de Santana foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (29), após assinatura de ordem de serviço dada pelo governador Rui Costa e pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab, em evento no bairro Sítio Novo. O sistema de transporte, que deve ser concluído em janeiro de 2017, vai beneficiar 56 mil passageiros que atualmente utilizam o tradicional serviço de ônibus.
Para Rui Costa, o BRT vai trazer melhorias na qualidade de vida da população. "Considero muito positiva a implementação do BRT. Com ele, as pessoas vão perder menos tempo no trânsito e ter mais tempo para suas atividades. Sem contar que terão mais conforto e segurança com o novo modal", destacou Rui.

Araci receberá cursos de árbitros e treinadores de futebol

A Prefeitura de Araci, em parceria com a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (SUDESB), vai ministrar os cursos de TREINADOR e de ÁRBITRO DE FUTEBOL DE CAMPO nos próximos dias 18 e 19 de julho de 2015. Na oportunidade, o Governo “Cidade de Todos” atenderá todas as necessidades de aprimoramento de profissionais e serão entregues certificados aos participantes dos cursos.

Novos direitos assegurados para Negros e Marisqueiras

O tempo passa e vejo que a luta para conquistar direitos para os afrodescendentes não pode parar nunca. E essa batalha é porque temos plena consciência dos absurdos cometidos contra nossos irmãos desde o descobrimento do Brasil e, hoje, ainda nos deparamos com casos estarrecedores de uso forçado da mão-de-obra, sem o reconhecimento financeiro e intelectual. Outra situação que me deixa perplexa é a discriminação racial nas empresas e em repartições e aí observamos que o negro está sempre em desvantagem.
Diante dessas e de ouras inúmeras situações estamos vigilantes em Brasília e em busca da melhor forma de reparação. Quando eu era vereadora de Salvador lembro que fiz dois projetos com o objetivo de ampliar e resguardar os direitos daqueles que precisam de oportunidade porque durante todo esse tempo foi jogado ao relento com conquistas mínimas, sem muito a acrescentar para a melhoria de vida dessas pessoas.
Na Câmara eu já defendia as cotas como medida de equiparação e em 2014 dei entrada em dois projetos de indicação que tratam da reserva de vagas para negros em concursos públicos: a primeira indicação foi ao Governo do Estado solicitando o envio de um projeto de lei à Assembleia Legislativa da Bahia estabelecendo cotas raciais nos concursos realizados pelo estado. A outra indicação foi encaminhada ao Congresso Nacional para que a norma seja estabelecida no Legislativo Federal.

domingo, 28 de junho de 2015

Val Macambira celebra a cultura nordestina no Pelourinho

Baião, xote, galope e pé-de-serra deram o tom da noite deste sábado (27) no Pelourinho. O músico Val Macambira comandou a programação do São João da Bahia no Largo Pedro Archanjo, em uma celebração à cultura nordestina. Além do repertório autoral, o público dançou ao som de composições de Luiz Gonzaga, Alceu Valença, Gilberto Gil, Gordurinha e Gonzaguinha, no show Made in Brasil. 
"O São João é a festa da colheita do milho, do plantio da cana e da mandioca. Tudo isso é comemorado com essas músicas, que lembram que esta é uma festa popular, da cultura que está na alma do povo. Assim, a música regional se transforma em universal. Ela não tem fronteiras", afirmou o forrozeiro, que se apresentou pelo oitavo ano no ciclo junino do Pelô. Ele também animou o Terreiro de Jesus na última segunda (22). 

sexta-feira, 26 de junho de 2015

São João de Araci foi um grande sucesso

Contando com uma ampla e variada programação festiva, a administração do prefeito Silva Neto, juntamente com a população comemoraram em alto estilo o São João do município de Araci, reunindo um numero de visitantes superiores ao esperado pela comissão organizadora dos festejos. A praça onde foi armado o palco para as apresentações das atrações, recebeu um grande número de forrozeiros durante os três dias do mais puro forro.   
Na noite dos dias 22, 23 e 24 em Araci, aconteceu uma das festas mais esperadas e de maior importância da região sisaleira. As qualidades do trabalho dos organizadores e dos artistas no desempenho da festa têm feito do São João de Araci um evento pra ninguém botar defeito.
No palco se apresentaram atrações artísticas mais representativas a exemplo de Levanta Poeira, Forró das Primas, Mário e CIA, Novo Stilus, Forró Pé de Serra, Sofrência A2, Jean e Jonathan, Laerte Carvalho, Alan Júnior, Cobeu, Sanfona dom dendê, Val Macambira, e Luca Mattos. Durante o show de Luca Mattos os fãs, crianças, jovens e adultos de todas as idades e classes sociais, cantavam com o artista os seus sucessos.
 Um dos momentos mais esperados para o São João 2015 aconteceu na noite da última terça-feira, dia 23. O sorteio dos prêmios da campanha Show de Prêmios atraiu a atenção do público que acompanhava as apresentações musicais do palco principal da festa.
Com praça lotada, Prefeitura e CDL sorteiam prêmios para quem comprou no comércio local‏
 Com a presença da guarda municipal, do prefeito Silva Neto e da vice Keinha, além de secretários de governo e membros da CDL, foram sorteadas três TVs de LED de 32 polegadas e um Fiat Palio zero quilômetro. O presidente da CDL, Manoel Nunes, abordou a importância dessa iniciativa e ressaltou o fato de não ver em outras cidades um apoio tão grande da prefeitura ao comércio local, lembrando que essa é primeira grande iniciativa para promover o comércio de Araci. O prefeito Silva Neto também falou e abordou a necessidade de dar continuidade à iniciativa e garantiu nova campanha para o natal, mas com a novidade de exigência que cada comércio participante contrate no mínimo 1 estagiário, o que deve gerar em torno de 200 oportunidades de experiência e renda aos jovens do município.

Em noite fria as Bandas os 100 Futuro e Marciano esquentaram o Forró de Biritinga

A festança junina em Biritinga aconteceu para valer nos dias 21, 22 e 23 de junho. Durante os três dias de festa a cidade recebeu diversas bandas de forró que lembraram o verdadeiro forró pé-de- serra. A praça dos trailer foi ricamente enfeitada e ficou lotada todos os dias. foram três dias da mais pura diversão e do mais animado São João, que levou á cidade forrozeiros como manda o costume local.
Passaram pelo palco as bandas Mario & Cia, Pepinha, Flor de Eucalipto, Frutos do Amor, Som de Xote, Forró Xiado, O Fenômeno Marciano, Banda os 100 Futuro e
Lourival & Sua Gente.

A principal atração foi o Fenômeno Marciano e a Banda os 100 Futuros que tem como vocalista o prefeito Gil e se apresentaram no dia 23 de junho.


quinta-feira, 25 de junho de 2015

Pedrinho de Serrinha


Cachoeira é sede do Governo pelo oitavo ano consecutivo

Pelo oitavo ano consecutivo, o município de Cachoeira, no Recôncavo baiano, é a sede do Governo do Estado, por um dia. A cerimônia de transferência começou na manhã desta quinta-feira (25), na frente da Câmara Municipal, com o comandante-geral da PM, coronel Anselmo Brandão, maior autoridade militar presente, passando em revista pela tropa.

Em seguida, sob o som do Hino Nacional, as bandeiras de Cachoeira, do Brasil e da Bahia foram hasteadas pelo presidente da Câmara Wendel Chaves, pelo prefeito de Cachoeira, Carlos Menezes, e pelo secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, respectivamente. O hasteamento marcou a instalação de Cachoeira como sede do Governo. Após a execução do hino ao 2 de Julho, as autoridades visitaram a exposição comemorativa dos 190 anos da Polícia Militar e participaram, na igreja matriz, do tedeum, que é um ato religioso que celebra o heroísmo dos que lutaram e deram suas vidas em prol da independência brasileira.

Governador quer uma festa de São João maior e melhor em 2016

Governador Rui Costa presente no último
dia do São João de Paripe
Presente no segundo e último dia do São João da Bahia em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, na noite de quarta-feira (24), o governador Rui Costa, acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e da filha Marina, parabenizou a Bahiatursa e toda a equipe que produziu o evento e já avisou para que se preparem, “pois no ano que vem tem mais. Quero uma festa maior e melhor”. Ele viu as fotos do primeiro dia de festa, que reuniu 30 mil pessoas na Praça João Martins, e se encantou.

“Excepcional esta festa aqui em Paripe. Vim especialmente para desejar um São João de paz neste último dia”, enfatizou Rui Costa, que também esteve no Pelourinho, onde a festa continua até a próxima segunda-feira (29) e disse que o forró é o estilo musical que mais gosta, “para dançar no aconchego”. O governador considera o São João a maior festa tradicional do País. 
“O Carnaval acontece em algumas cidades, mas o São João é realizado em praticamente todos os municípios do interior do Brasil. Na Bahia, mesmo com todas as dificuldades, nós conseguimos realizar grandes eventos, em Irecê, Porto Seguro, Amargosa, as cidades lotadas. É uma festa bonita, e esperamos produzir melhor e atrair mais gente no ano que vem”, ressaltou Rui Costa.

São João no Terreiro de Jesus é sucesso e deixa público saudoso


Cinco dias de festa. Pouco tempo para conhecer toda a potencialidade do São João da Bahia, mas o suficiente para se divertir com amigos e familiares ao som do forró. Grandes atrações como Zelito Miranda, Estakazero, Saulo Fernandes e Cavaleiros do Forró subiram ao palco no Terreiro de Jesus, na noite de quarta-feira (24), último dia dos festejos no Pelourinho/Centro Histórico de Salvador. Para aproveitar cada segundo que faltava, o publicou cantou, dançou e se encantou com as canções. 

“O lugar para se divertir é aqui, no São João do Pelô. É impossível ficar parado. As bandas são ótimas e trazem músicas que a gente conhece e gosta. A gente acaba se contagiando”, afirmou a estudante Flávia Perelberg, 25 anos, que foi ao Terreiro de Jesus especialmente para assistir ao show de Saulo. 

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Em Paripe na noite de São João, Rui afirma: em 2016, quero uma festa maior e melhor

A festa de São João em Paripe, no Subúrbio Ferroviário de Salvador, já começou e conta com a presença do governador Rui Costa nesta quarta-feira (24). Acompanhado da primeira-dama, Aline Peixoto, e da filha Marina ele viu as fotos do primeiro dia de festa, que reuniu 30 mil pessoas na Praça João Martins, e se encantou. “Excepcional esta festa aqui em Paripe. Vim especialmente para desejar um São João de paz neste último dia. Quero parabenizar a Bahiatursa e toda a equipe que produziu o evento e já aviso para que se preparem, pois no ano que vem tem mais, quero uma festa maior e melhor”.

Cachoeira será sede do Governo da Bahia pelo oitavo ano

Nesta quinta-feira  (dia 25), a cidade de Cachoeira, no Recôncavo baiano, será a sede do governo do Estado por um dia. Este é o oitavo ano da transferência, que ocorre com base na lei 10.695/07. A norma ressalta a importância da cidade na independência do país, já que, nesta data, em 1822, os moradores do município iniciaram as lutas pela independência, que culminaram com a batalha final de 2 de julho de 1823.
O governador Rui Costa participa das comemorações em Cachoeira, conforme programação abaixo:
8h - Área externa da Câmara de Vereadores - hasteamento dos pavilhões do Brasil, Bahia e Cachoeira; Desfile Militar
8h30 - Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário – Te Deum
10h - Câmara de Vereadores- sessão solene em homenagem aos heróis da Independência da Bahia
15h - Desfile Cívico com a participação de nove escolas estaduais
Ainda como parte das ações do Estado na cidade, no dia 25 haverá a abertura da Rota da Independência, uma ação que vai percorrer os municípios de Cachoeira, São Félix, Santo Amaro, Maragogipe e São Francisco do Conde. A Rota é uma ação da Secretaria da Cultura e deve levar aos locais aulas públicas, palestras e apresentações até  22 de julho. O SAC Móvel também estará presente em Cachoeira nos dias 24 e 25 de junho.
Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Com praça lotada, Prefeitura e CDL sorteiam prêmios para quem comprou no comércio local

 Um dos momentos mais esperados para o São João 2015 aconteceu na noite da última terça-feira, dia 23. O sorteio dos prêmios da campanha Show de Prêmios atraiu a atenção do público que acompanhava as apresentações musicais do palco principal da festa.
 Com a presença da guarda municipal, do prefeito Silva Neto e da vice Keinha, além de secretários de governo e membros da CDL, foram sorteadas três TVs de LED de 32 polegadas e um Fiat Palio zero quilômetro. O presidente da CDL, Manoel Nunes, abordou a importância dessa iniciativa e ressaltou o fato de não ver em outras cidades um apoio tão grande da prefeitura ao comércio local, lembrando que essa é primeira grande iniciativa para promover o comércio de Araci. O prefeito Silva Neto também falou e abordou a necessidade de dar continuidade à iniciativa e garantiu nova campanha para o natal, mas com a novidade de exigência que cada comércio participante contrate no mínimo 1 estagiário, o que deve gerar em torno de 200 oportunidades de experiência e renda aos jovens do município.

terça-feira, 23 de junho de 2015

Bahia terá mais renda e emprego, diz Rui sobre Plano Safra

governador Rui Costa
O governador Rui Costa comemorou a elevação de 20%  dos valores destinados ao  Plano Safra da Agricultura Familiar 2015/2016 em relação ao ano passado. O anúncio foi feito na segunda-feira (22), em Brasília, pela presidente Dilma Rousseff, que assegurou ainda a ampliação da compra de produtos oriundos da agricultura familiar pelo governo federal e menores taxas de juros para os pequenos produtores do semiarido. Os recursos para 2015 somam quase R$ 29 bilhões.
Somada às ações do Governo do Estado, o plano garantirá ao agricultor familiar baiano maior chance de êxito na organição e distribuição de sua produção e aumento da competitividade por meio da regularização do setor, com parâmetros próprios de fiscalização, que, neste primeiro momento,  serão aplicados no setor de bebidas, como vinho, sucos e cachaça. Eles também poderão avançar nas compras públicas e na venda para o setor privado.
Rui afirmou que o aumento do volume, destinado ao segmento dos pequenos produtores, “é de extrema importância, já que a Bahia possui o maior número de agricultores familiares do País". De acordo com ele, são 700 mil famílias que plantam e tiram o sustento com a atividade.  “Teremos este ano, com absoluta certeza, o incremento do valor destinado aos agricultores da Bahia, possibilitando mais crédito, mais produção e uma renda melhor aos agricultores familiares”, disse o governador.
Ele também ressaltou a decisão do governo federal de contratar para o consumo, seja através das Forças Armadas ou de outros órgãos, “o mínimo de 30% de produtos da agricultura familiar. “Com isso teremos mais renda, mais emprego no campo e melhor qualidade de vida. Para a Bahia isso é muito importante. Nossa expectativa é ver revelado, ainda esta semana, o valor destinado ao nosso estado”.
Foto: Carol Garcia/ GOVBA Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia


São João: Falamansa fez todo mundo dançar ao som de xote e muita alegria

Um show emocionante, para ficar marcado na história do São João das Águas Quentes. Assim foi a apresentação da banda Falamansa, que subiu ao palco da festa junina mais quente da Bahia no domingo, dia 21 de junho.
De São Paulo, a banda trouxe para Caldas do Jorro grandes sucessos da carreira do grupo como Xote dos Milagres, Xote da Alegria, Rindo a Toa e Oh! Chuva, além da música que dá nome ao último álbum da banda, Amigo Velho.
Dois artistas da casa abriram e fecharam a festa. Ivan Christian e William e Banda, respectivamente. A segunda noite contou também com o show das bandas Página Virada e Menina Faceira.
O São João das Águas Quentes é realizado pela Prefeitura de Tucano com apoio da Bahiatursa/Governo do Estado.
Programação 23 de junho – Terça-feira
21h – Pisa na Fulô, 22h – Zezinho da Ema, 0h – Acácio, 1h30 – Jurandy da Feira e
3h30 – Ivânio e Dell


segunda-feira, 22 de junho de 2015

Acompanhado da família, Rui prestigia São João no Pelourinho

[O clima de descontração fez o Pelourinho parecer uma cidadezinha do interior, neste domingo (21), segundo dia do São João no Terreiro de Jesus – principal palco da festa em Salvador. Grandes atrações, como Cangaia de Jegue e Elba Ramalho, atraíram o público ao Terreiro de Jesus para dançar ao som do forró tradicional, que também foi prestigiado pelo governador Rui Costa.
Governador Rui Costa e primeira Dama do Estado presente no São João do Pelourinho
Acompanhado da filha Marina, de 2 anos e 3 meses, e da primeira-dama Aline Peixoto, Rui marcou presença nos festejos juninos da capital. Do palco, ele assistiu parte dos shows e se divertiu junto com a família. Segundo o governador, o São João é a maior festa da Bahia e é uma maneira de fortalecer a economia do estado. “Em todas as cidades, incluindo as do extremo sul, nordeste e Chapada, vemos pessoas indo ver os amigos e familiares, e isso gera movimentação de emprego e renda aos municípios. Milhares de casas são alugas nesse período, ampliando o comércio no interior e na capital, afirmou Rui Costa.

domingo, 21 de junho de 2015

São João da Bahia reforça tradições e diversidade no Pelô




A zabumba está dando o ritmo e a sanfona o tom da alegria no São João da Bahia, que reúne, em todos os largos e praças do Pelourinho, atrações de destaque nacional, além do tradicional forró pé de serra. Neste sábado (20), no Terreiro de Jesus, onde o palco principal é armado todos os anos, o cantor sertanejo Daniel, o forrozeiro Adelmário Coelho, a banda Mastruz com Leite, e o grupo cearense Catuaba com Amendoim foram os escolhidos para fazer o público dançar neste segundo dia de festa, que será encerrado com o show da dupla Matheus e Kauan.

Primeiro dia do São João das Águas Quentes já reuniu muita gente bonita e forró até amanhecer

Tucano abriu oficialmente na noite deste sábado (20) mais uma edição do São João das Águas Quentes, festa que acontece na área de eventos de Caldas do Jorro.
Repleta de muita gente bonita e animada, a praça recebeu diversos artistas, que embalaram o público com canções próprias e sucessos de outras bandas como Henrique & Juliano e Wesley Safadão.
Uma das atrações mais esperadas da noite, Targino Gondim puxou uma legião de fãs para o pé do palco, que cantou junto com o artista pernambucano grandes canções conhecidas do público como ‘Se eu morasse aqui pertinho’, ‘O senhor tá dançando armado’ e ‘Eu só quero um xodó’.
Como já é comum, Targino sempre destaca no repertório ícones como Luiz Gonzaga e Dorgival Dantas. “É a primeira vez tocando aqui. Estou muito feliz, obrigado prefeito Dr. Igor”, agradeceu o artista.O São João das Águas Quentes é realizado pela Prefeitura de Tucano com apoio da Bahiatursa/Governo do Estado.
Programação 21/06 – Domingo
Abertura – Ivan Christian, 22h – Página Virada, 01h30 – Falamansa, 3h- Menina Faceira e 4h30 – William e Banda

ASCOM Prefeitura de Tucano

sábado, 20 de junho de 2015

Deputada Tia Eron critica redução de recursos para prefeituras


Deputada Federal Tia Eron
A deputada federal Tia Eron (PRB-BA), vice-presidente da Frente Parlamentar Municipalista se mostrou insatisfeita com os critérios utilizados para repasse de recursos federais na ordem de 18% para os municípios. A parlamentar criticou esse procedimento, na última quinta-feira (18), durante a reinstalação da Frente Parlamentar, na Câmara dos Deputados. Em maio, prefeitos de várias cidades do país estiveram na Câmara para pedir a inclusão do Projeto de Lei Complementar 141/07, na pauta do Plenário. A lei sugere o adiamento da data para redução de repasses da União para as cidades que perderam população de acordo com o Senso de 2010.

São João da Bahia reforça tradições e diversidade no Pelô

A zabumba está dando o ritmo e a sanfona o tom da alegria no São João da Bahia, que reúne, em todos os largos e praças do Pelourinho, atrações de destaque nacional, além do tradicional forró pé de serra. Neste sábado (20), no Terreiro de Jesus, onde o palco principal é armado todos os anos, o cantor sertanejo Daniel, o forrozeiro Adelmário Coelho, a banda Mastruz com Leite, e o grupo cearense Catuaba com Amendoim foram os escolhidos para fazer o público dançar neste segundo dia de festa, que será encerrado com o show da dupla Matheus e Kauan.

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Nordestina realizou o melhor festejo junino de toda região

A prefeitura de Nordestina realizou em junho 12, 13 e 14 o melhor festejo junino da região. Com o tema “Arraiá do Cajueiro”, o São João Antecipado da cidade recebeu uma festa com grandes atrações.
Esse ano o evento foi considerado o melhor festejo junino de todo os tempos. A movimentação turística foi grande nestes dias de festas, pois os hotéis e pousadas estavam todos lotados.
O evento recebeu uma grande estrutura com dois palcos, barracas padronizadas, onde se encontrava comidas típicas, além da apresentação de quadrilha, e muito forró pé-de-serra.
O “
Arraiá do Cajueiro” teve uma novidade esse ano, pela primeira vez aconteceu o arrastão no dia 14/06. O Trio Elétrico “Paulada”, saio da entrada da cidade de Nordestina percorrendo as principais ruas da cidade trazendo uma multidão de foliões, um verdadeiro sucesso.

“Não pensava que a festa de São João em Nordestina tivesse esta dimensão, contasse com a participação de tanta gente”, salientou o jovem José Luiz, que se divertiram a valer acompanhado de um grupo de amigos, todos do município de Serrinha. Na opinião deles, a festa se mostrou como uma das mais tradicionais de toda região. Para oferecer diversão o prefeito Ito não mediu esforços colocando na praça atrações artísticas mais representativas da musica brasileira a exemplo das bandas: Sergio Franca e Forro Tropical, Sensação do Arrocha, Malla 100 Alça, Trem do Forro, Forrozeiro Vaninho San, Acacio, Amor de Cinema, Chico de Oliveira, Rabelo Gonzaga,  além de muitas outras atrações. Na locução do evento dois grandes locutores, Jorge Moreno e Edjakson.

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Araci: Pela primeira vez na história, alunos da educação infantil recebem material escolar

A tarde dessa terça-feira (16) ficou marcado na vida de muitos pais, alunos e professores de nosso município. Pela primeira vez em toda historia de nosso município alunos da rede municipal do ensino infantil matriculados com 2 e 5 anos de idade receberam kit escolar (livro didático, livros de literatura, agenda e mochila). O que irá contribuir ainda mais com a educação de nossas crianças.
Adquiridos com recursos do projeto Brasil Carinhoso, são 1.515 (Mil quinhentos e quinze) que irá beneficiar alunos da sede e zona rural. O evento contou com a presença dos pais dos alunos da sede do município, sendo que os kits dos alunos da zona rural serão entregues em cada regional. 
O evento foi comandado pela secretária de Educação Manoela Teixeira e pela coordenadora da educação infantil Ione Matos, contando com a presença do prefeito Silva Neto e dos vereadores Jefinho, José Augusto, Guinha e Anastácio.

Secretaria de Educação na luta contra o trabalho infantil

Aconteceu na tarde dessa terça-feira a socialização do programa PETECA (Programa de Educação Contra Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente). O evento deu início com o primeiro buzinaço realizado pelas principais ruas da cidade com intuito de chamar atenção de toda sociedade para o combate ao trabalho infantil. Em seguida na câmara municipal de vereadores aconteceu uma discussão com a presença da Promotora Severina Patrícia, da Secretária Manoela Teixeira, Prefeito Silva Neto entre outras autoridades do nosso município, alunos e professores.

I Encontro de comunicadores de Serrinha

Representantes da imprensa de todo território do sisal estiveram reunidos na manhã desta quarta-feira (17), para conhecer as ações de comunicação desenvolvidas pela Secretaria de Comunicação do Estado da Bahia – Secom, no sentido de difundir as obras de governo, informando a população sobre o que acontece na Bahia.
O evento contou com a palestra do secretário de comunicação do estado, André Curvello, que falou sobre a importância da comunicação pública e da interiorização das informações, gerando visibilidade aos benefícios aos quais a população tem acesso.

Governador entrega moradias e cisternas em Amargosa

O governador Rui Costa entregou nesta quinta-feira (18), em Amargosa, 201 moradias do programa Minha Casa, Minha Vida e 566 cisternas. Segundo o governador, quem paga menos, paga R$ 25, e quem vai pagar mais, são R$ 80 por mês, a depender da renda, durante dez anos. “Em média, cada morador vai pagar, então, R$ 6 mil ao todo. Os outros R$ 50 mil serão pagos pelo governo federal, com o dinheiro dos impostos e também com as prestações de quem está recebendo. Por isso, é tão importante pagar em dia”. 

quarta-feira, 17 de junho de 2015


Novas ambulâncias melhoram serviço oferecido aos usuários do SUS

Resultado do empenho do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em reduzir custos para ampliar e melhorar o transporte de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), 20 novas ambulâncias foram adquiridas, equipadas e entregues a unidades públicas de saúde de Salvador e do interior da Bahia. A entrega das chaves dos veículos, juntamente com a assinatura dos termos de transferência, que permite a destinação das ambulâncias para as referidas unidades, foi realizada na manhã desta quarta-feira (17), no Centro Administrativo da Bahia (CAB).  

Deputada Tia Eron alerta sobre violência nas comunidades de Quilombolas

Ontem (17), a deputada federal Tia Eron (PRB-BA) discursou no Plenário da Câmara e registrou seu agradecimento pela reportagem/denúncia exibida, na última segunda (15), no programa Repórter Record Investigação, da Rede Record de Televisão. A parlamentar destacou a coragem da equipe jornalística em abordar um tema que por muitos é encarado como mito na sociedade: a exploração de crianças e adolescentes que ainda ocorre no Brasil. A matéria assinada pelos jornalistas Lúcio Sturm, Gustavo Costa e Marcelo Magalhães mostrou que na cidade de Cavalcante, em Goiás, meninas quilombolas são submetidas ao trabalho doméstico forçado. Além disso, na cidade as meninas pobres negras são estupradas e exploradas sexualmente.

terça-feira, 16 de junho de 2015

Servidor estadual pode sacar antecipação do salário dia 20 de junho

O Governo do Estado vai antecipar para o próximo dia 22 o pagamento de 40% do salário do mês de junho para os cerca de 260 mil funcionários ativos, aposentados e pensionistas. No sábado (20), o dinheiro já estará disponível para saque nos caixas eletrônicos e, dessa forma, os servidores estaduais poderão se planejar melhor para os festejos de São João.
A outra parte dos vencimentos será quitada nos últimos dias úteis do mês de junho, 29/06 (primeiro lote) e 30/06 (segundo lote), conforme tabela anual de pagamento divulgada em janeiro de 2015.

Secom  - Secretaria de Comunicação Social - Governo da Bahia

Governador inaugura primeira UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia

A primeira UTI Neonatal Cirúrgica da Bahia foi inaugurada com dez leitos, no Hospital Martagão Gesteira, em Salvador, nesta terça-feira (16), pelo governador Rui Costa. Durante a inauguração, o governador observou que os recém-nascidos precisam de atendimento mais rápido, para garantir a sua sobrevivência. “Nossa meta é zerar a fila de espera de UTI infantil e de cirurgias. Teremos UTI também no hospital de Feira de Santana, onde o Martagão Gesteira está assumindo a administração do Hospital da Criança. A unidade do Roberto Santos também será inaugurada nos próximos dias”. 

PSF do Rufino está quase pronto para a inauguração

O povoado do Rufino fica aproximadamente 9km da sede do município e está entre os 12 bairros comunidades que foram contempladas com a construção de novas unidades de PSF (Programa de Saúde da Família). Sua construção foi conquistada em 2013 e vai beneficiar diversas comunidades adjacentes com atendimentos de qualidade a saúde de cada cidadão de toda regional.
A população da regional do Rufino espera ansiosa por essa grande conquista que tem investimento de 400 mil reais e é fruto de parceria com o Governo Federal. As obras seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídas nos próximos dias.

Decreto garante ganhos salariais para médicos do Estado

O governador Rui Costa assinou, nesta segunda-feira (15), o decreto que regulamenta a Lei nº 12.822, que reestrutura a carreira de médico e regulador da assistência em saúde e institui o Plano de Cargo, Carreira e Vencimentos (PCCV) da categoria. A assinatura foi realizada durante encontro na Governadoria, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), com a participação de representantes de entidades médicas. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (16), quando ele entrou em vigor e passou a garantir aos médicos do Estado ganhos de 3% e 5% nas progressões de carreira e promoções, respectivamente.

Tia Eron visita construção de moradias populares na Região Metropolitana de Salvador

Nesta segunda-feira (15), a deputada federal Tia Eron (PRB-BA) visitou as obras de construção de 7 mil novas unidades habitacionais na cidade de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador-RMS. Durante a visita acompanhada do vereador Arnoldo Simões (PRB), deputado estadual Sidelvan Nóbrega (PRB), secretário de Habitação Virgílio Daltro (PRB) e do Bispo Átila Brandão a parlamentar conheceu os empreendimentos e gostou da infraestrutura da obra. Com entrega prevista para até o final de 2015, as unidades habitacionais são compostas por dois quartos, sala, banheiro, área de serviço e cozinha. Os empreendimentos dispõem ainda de estacionamento e área para o lazer.
Durante a visita Tia Eron conheceu, pelo menos, quatro empreendimentos. O Residencial Bela Vista com 840 unidades está previsto ser entregue até o fim junho. Já os Residenciais: Preto Velho com 300 unidades; Ipitanga com 624 unidades e o Alvorada com 900 unidades serão entregues três meses depois, em setembro de 2015 .

sexta-feira, 12 de junho de 2015

16˚BPM/Serrinha realiza formatura do PROERD

O programa teve o seu início no mês de março deste ano e contou com a participação de alunos do 5˚ Ano com faixa etária entre 10 e 14 anos.
O Décimo Sexto Batalhão (16ºBPM) realizou na manhã de quinta-feira, 11, mais uma solenidade de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD. Foram capacitados pelo 16º BPM 212 alunos, de oito escolas da rede municipal de educação de Serrinha.
De acordo com a Assessoria de Comunicação do Batalhão, o programa teve o seu início no mês de março deste ano e contou com a participação de alunos do 5˚ Ano com faixa etária entre 10 e 14 anos.

DIÁLOGO SOCIAL REÚNE POPULAÇÃO SERRINHENSE

Novo site institucional foi apresentado no evento.
Já é uma marca da gestão municipal promover espaços em que o cidadão tem a oportunidade de participar da socialização das ações desenvolvidas pela administração, tal como compartilhar suas dúvidas, atualizando-se sobre o que acontece na cidade.
O evento intitulado ‘Diálogo Social’ promovido pela Secretaria de Administração aconteceu no auditório da Funasa na noite desta quarta-feira (10) com este propósito.  O prefeito Osni Cardoso pôde estar mais próximo da população fazendo uma síntese dos seis anos de governo e trazendo notícias sobre as boas novas que estão por vir. Na oportunidade, foi apresentado o novo site institucional, que passou por uma repaginada, e num formato mais moderno vai oferecer mais funcionalidades ao público.
A mesa composta pelo secretariado e pelo vereador Francisco Apóstolos deu as boas vindas ao público presente, enfatizando a importância de valorizar o que o município de Serrinha já conquistou afinal essa é a terra que cresce 15% ao ano. Nas palavras do secretário de administração, Jivaldo Oliveira. “Precisamos resgatar o sentimento de pertencimento ao nosso lugar. Durante muitos anos nada acontecia em Serrinha, o desenvolvimento não passava por aqui e hoje a história é outra”. Pontuou
Nenhuma cidade do país tem ao mesmo tempo Capene, Instituto Federal, Escola de Ciências, Centro Territorial de Educação, Serrinha recebeu prêmio nacional por melhor gestão do Bolsa Família, era uma cidade com apenas cinco postos de saúde, atualmente conta com mais cinco novos postos e quatro  em fase final de obras  além de dez unidades básicas de saúde, exemplos que ilustram como Serrinha tem saído na vanguarda em vários setores se projetando para o futuro de maiores possibilidades.
O prefeito Osni Cardoso que também é presidente da Federação dos Consórcios Públicos da Bahia (FECBAHIA) destacou também em sua fala que a Bahia tem avançado no debate sobre como os municípios vão sobreviver à dinâmica dos repasses de recursos, que equivocadamente foi instituído pelo congresso, dificultando o andamento de importantes obras. “O determinismo dos prefeitos tem mostrado que unidos poderemos superar este momento, conseguimos levar a nossa pauta a Confederação Nacional dos Municípios, um marco na maior marcha dos municípios”. Finalizou.

ASCOM/SEMAD/PMS


VIVA Serrinha 2015


466 anos: eu também sou parte dessa história

O dia 13 de junho é uma data muito especial pra mim e acredito que também para a cidade de Salvador. Não é meu aniversário, nem a data que ingressei na política! É a data em que a Câmara de Vereadores de Salvador, uma das mais antigas do país, completa 466 anos de trabalho, de luta, de determinação e de conquistas que contribuem com a vida diária das pessoas que moram nessa terra ou escolheram ela para passar alguns momentos de paz, lazer e harmonia. A casa do Legislativo soteropolitano é respeitada porque está sempre de portas abertas para as comunidades.
Lembro que no meu primeiro mandato, em 2000, assim que assumi procurei reativar a Comissão Temporária de Combate a Discriminação Contra a Mulher.  Como passei quatro mandatos consecutivos na Casa, conquistei a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça-CCJ. Em seguida, fui suplente na Comissão de Transporte, presidente da Comissão Permanente em Defesa dos Direitos da Mulher, segunda vice-líder do governo e líder do PRB. Neste mesmo período fui responsável por mais de 8 mil indicações e 30 mil ofícios.
É gente, sobre minhas costas estavam responsabilidades diversas: desde a elaboração de projetos sociais e de infraestrutura, por exemplo, até a elaboração de leis para beneficiar os menos favorecidos. As comemorações dos 466 anos da Câmara de Vereadores começaram na última quarta-feira (10), quando foi realizado no Centro Cultural, o “5º Ciclo de Debates do Salvador Sustentável”. Na oportunidade, membros do Ministério Público, da prefeitura, do estado e do próprio Legislativo discutiram a Logística, Reserva e Consumo Sustentável.
Toda essa preocupação é porque a Câmara de Vereadores de Salvador já nasceu grande, pois junto com a cidade em 1949, surgiu com a missão especial para promover cidadania e, hoje, se tornou o espaço da representatividade política da nossa sociedade. O fortalecimento da Câmara possibilitou ainda a valorização do cidadão que passou a acreditar nessa instituição composta por 43 Legisladores eleitos através do voto direto. Nossa Câmara já nasceu forte por Salvador ter sido sede do governo até 1763 e desta forma exercia sozinha o papel dos três poderes: Executivo; Legislativo e Judiciário.
Diante de tanta importância que tem a Câmara Municipal de Salvador eu, mesmo a distância, não posso nunca esquecer dessa Casa onde dei início a minha vida pública e pude fazer meu trabalho promovendo o bem estar das pessoas e da cidade de Salvador. Aqui em Brasília eu coloco em prática todo o aprendizado adquirido na Câmara de Salvador que se tornou uma escola e assim consigo transitar elaborando projetos e participando ativamente dos trabalhos. Parabéns Câmara Municipal de Salvador.

Tia Eron é deputada federal e presidente do PRB na Bahia

VAQUEJADA EM SERRINHA DÁ ACESSO GRATUITO À FESTA PARA QUEM PLOTAR VEÍCULO COM CAMPANHA DO EVENTO

A Vaquejada Parque Maria do Carmo, popularmente conhecida como Vaquejada em Serrinha, lança uma promoção para quem quer curtir a festa sem pagar nada. Para ter acesso gratuito ao evento, que acontece de 3 a 6 de setembro, basta plotar seu veículo com a campanha da Vaquejada 2015.
 O evento oferece dois tipos de plotagem: vidro traseiro e carro completo. A fixação do adesivo no vidro traseiro garante acesso individual para pista do evento, durante um dia de festa (Bezerro Manhoso, Vaca Atolada ou Boi Malandro). A escolha da festa fica a critério do proprietário do veículo. No caso de plotagem completa do carro, o evento fornece acesso individual para a pista, durante os três dias da festa.

 A campanha vai até o próximo dia 31 de julho e a plotagem pode ser feita nas cidades de Salvador, Feira de Santana, Coité e Serrinha. Saiba mais em:http://www.vaquejadadeserrinha.com.br/plotagem .

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Bahia terá mais de R$ 5 bi para portos, estradas e aeroporto

O Aeroporto de Salvador, a duplicação da BR-101 entre Feira de Santana e Gandu, melhorias na BR-324 e BR-116 e o novo arrendamento do Porto de Aratu estão na lista do plano de concessões que prevê mais de R$ 5 bilhões para a Bahia na segunda etapa do Programa de Investimento em Logística (PIL), lançado nesta terça-feira (9) pela presidente Dilma Rousseff no Palácio do Planalto, em Brasília. O governador Rui Costa participou da cerimônia que anunciou um pacote de R$ 198,4 bilhões em investimentos em infraestrutura e logística no país nos próximos anos.

PM comemora 190 anos com homenagens e apresentações culturais

Uma festa cultural na noite de terça-feira (9), no Teatro Castro Alves, reuniu militares e civis para comemorar o aniversário de 190 anos da Polícia Militar da Bahia. Na ocasião, a PM apresentou uma série de manifestações artísticas e homenageou figuras importantes dentro e fora da organização, emocionando e surpreendendo os presentes com espetáculo teatral, musical e condecorações. O evento, que marcou o final das comemorações de aniversário, contou com uma exposição fotográfica que retrata os 190 anos de história da PM, desde a fundação em 1825, até o novo modelo de gestão e de policiamento das Bases Comunitárias de Segurança (BCS).

CNJ aprova luta da deputada federal Tia Eron

A deputada federal Tia Eron (PRB-BA), coordenadora nacional do PRB Igualdade Racial celebra mais uma vitória na luta pela Igualdade Racial no país.  Nesta terça (9), o Conselho Nacional de Justiça - CNJ aprovou a reserva de cotas para negros em concursos públicos para preencher cargos no Judiciário. Essa aprovação garante reserva mínima de 20% das vagas para os candidatos. De acordo com a deputada, esse percentual poderá crescer dependendo de cada Tribunal. “Essa notícia me anima por que os Tribunais terão autonomia para criar novas políticas afirmativas pensando em proporcionar mais direitos aos afrodescendentes”, disse.
Enquanto vereadora, Eron já defendia as cotas como medida de equiparação. Em 2014, na Câmara de Salvador, a parlamentar deu entrada em dois projetos de indicação que tratam da reserva para negros em concursos públicos: um para o então governador Jaques Wagner solicitando que enviasse um projeto de lei à Assembleia Legislativa estabelecendo cotas raciais nos concursos realizados pelo poder público estadual. O outro projeto de indicação foi para Renan Calheiros, então presidente do Senado, solicitando que tomasse a mesma posição no legislativo federal.
Recentemente foi divulgada uma pesquisa com resultado surpreendente: a pesquisa  apontou que apenas 18% dos cargos mais importantes no Brasil são ocupados por negros. “Eu não entendo porque nossa realidade é essa, se a população afrodescendente é maioria no Brasil. Não entendo também porque esse mesmo povo ainda sofre com a discriminação e com a falta de políticas que garantam conquistas”, completa.
A deputada ressaltou ainda que conhece as dificuldades enfrentadas pelos afrodescendentes em todo o país e acrescentou que tem o dever de trabalhar em busca de medidas para serem utilizadas como uma forma de reparação. Para el,a a decisão do CNJ é o reencontro com a verdade brasileira, que é multicultural e multiétnica. Eron espera que essa ação seja ampliada por todo o país, como também na questão da mulher na Câmara para que seja assegurada a cota de 30% das cadeiras no Congresso, para o gênero.

ASCOM – Dep. Fed. Tia Eron Noel Tavares