terça-feira, 31 de março de 2015

A PREFEITURA DE SERRINHA TORNA PÚBLICO O DECRETO N° 015/2015

Considerando a necessidade de assegurar proteção e segurança aos participantes das celebrações no período da Semana Santa, fica proibida a venda de bebida alcoólica, uso de sons automotivos mecânicos e similares, tal como utilização de toldos, no dia 03 de abril, até às 17 horas, nos seguintes trechos:
Bairro Vila de Fátima; Rua 1° de Janeiro; Praça Nossa Senhora de Fátima, Lagoa do Recreio e suas adjacências.
Fica igualmente proibido o uso de sons automotivos mecânicos e similares nos dias 02 e 03 de abril até às 17 horas na Praça Astrogilda Guimarães (Morena Bela) e adjacências.
Prefeitura de Serrinha l Secretaria de Administração

Assessoria de Comunicação 

segunda-feira, 30 de março de 2015

Na semana do aniversário da cidade, comércio de Araci ganha um presente

Inovação. É assim que pode ser classificada a primeira grande ação voltada para o comércio em toda a história do município de Araci. Assim também classificou a maioria dos empresários que estiveram presentes no lançamento da Campanha Show de Prêmios 2015, que sorteará um veículo zero km e três televisores de LED 32 polegadas.
O lançamento ocorreu na noite de sábado, dia 28, e contou com a presença da imprensa local, de representantes da prefeitura e de afiliados da CDL, órgão parceiro da Prefeitura nessa campanha. A cerimônia foi aberta com as falas do presidente da CDL, Manoel Nunes, do Secretário de Relações Institucionais, Robson Lopes, do radialista José Socorro e do Prefeito Silva Neto. Foi abordada pelos mesmos a importância desse primeiro passo no sentido de fortalecer a economia local e a necessidade de união e promoção do comércio local, de modo a evitar que os consumidores destinem-se a outras cidades para comprar seus produtos.
A campanha irá até o dia 23/06, onde será sorteado o FIAT Palio Way zero km, aproveitando as festividades juninas tradicionais no município. Poderá concorrer aos prêmios os consumidores que comprarem no comércio local, exclusivamente nas lojas afiliadas à CDL e que participem da campanha. As lojas que ainda não participam poderão procurar a direção da CDL e afiliar-se.
Segundo o secretário de relações institucionais e economista, Robson Lopes, ainda esse ano serão realizadas ações complementares ao desenvolvimento econômico do município, como o lançamento do Centro Industrial de Araci, nova campanha de prêmios para o Natal e ações voltadas para a recuperação de crédito e redução da inadimplência.







sábado, 28 de março de 2015

Governador inaugura neste sábado (28) em Monte Santo 62 km de pavimentação de dois trechos da BA-220

O governador Rui Costa entrega neste sábado (28), às 9h30, em Monte Santo, a restauração e pavimentação da BA-220, trecho até o povoado de Pedra Vermelha. Na obra, com 24 km de extensão, foram investidos R$ 17 milhões, beneficiando 85 mil moradores da região.
Às 10h30, Rui inaugura o trecho de 38 km da BA-220, entre Monte Santo e o município de Euclides da Cunha. Cerca de 445 veículos circulam pelo local, que é usado também para as atividades da pecuária, agricultura e turismo.
A recuperação do trecho recebeu investimento de R$ 7,2 milhões e vai beneficiar 118 mil moradores da região. Ainda em Monte Santo, Rui Costa visita, às 11h30, o Colégio Estadual Deputado Luís Eduardo Magalhães e, às 12h30, uma escola da rede municipal de ensino.
O governador inaugurará as obras juntamente com o prefeito de Monte Santo, Jorge José de Andrade (PP). Estarão presentes o Secretário de Relações Institucionais da Bahia, Josias Gomes, os deputados estaduais Ângelo Coronel, Alex da Piatã, e Gika, e os deputados federais Ronaldo Carletto, João Bacelar, José Nunes, Moema Gramacho, e Benito Gama.
“A visita à nossa região do governador Rui Costa é muito importante. Além dos dois trechos da BA-220, estaremos inaugurando 5 novas pontes entre Monte Santo e Euclides da Cunha. Agora, só está faltando pavimentar o trecho de 48 km ligando Pedra Vermelha ao município de Andorinha, projeto já feito em fase de licitação”, afirma o prefeito Jorge Andrade.
Segundo ele, outra importante obra que está sendo executada pela CERB é a perfuração de 5 poços artesianos com vazão de 400 mil litros por hora cada. Da captação sairá um duto percorrendo cerca de 100 km e beneficiando os moradores de 8 povoados.
O município de Monte Santo está localizado a aproximadamente 350 km de Salvador e faz parte do Território de Identidade do Sisal, que congrega, ainda, as cidades de Araci, Barrocas, Biritinga, Candeal, Cansanção, Conceição do Coité, Ichu, Itiúba, Lamarão, Nordestina, Queimadas, Quijingue, Retirolândia, Santa Luz, São Domingos, Serrinha, Teofilândia, Tucano, e Valente, em um total de 20 municípios.

Secretaria de Relações Institucionais – SERIN

FELICIDADES SALVADOR!

A primeira capital do Brasil completa no próximo domingo, 29 de março, seus 466 anos de fundação. 

 Salvador foi fundada por aquele que viria a se tornar o primeiro Governador Geral do Brasil, Thomé de Sousa, que aqui desembarcou, no atual Porto da Barra e iniciou a construção da cidade-fortaleza, escolhida pela posição estratégica que a Baía de Todos os Santos representava para os navegadores portugueses, já que por aqui escoava a maior parte da riqueza produzida na terra do pau-brasil.
 Salvador foi inicialmente planejada para ser o centro administrativo do Brasil, no momento em que se o iniciava o processo de nossa colonização efetiva e perdurou na condição de capital brasileira por 214 anos, entre 1549 e 1763.
 Berço cultural do país, terra dos amores de Jorge Amado, das canções de Caymme, das esculturas de Mário Cravo, das visões retratadas por Pierre Verger e do gênio de Ruy Barbosa. Um verdadeiro caldeirão de cores, cheiros, sons, ritmos e luzes que transborda história e cultura em cada rua, cada praça, cada casa.
 A Cidade da Bahia é uma mistura multicultural, mas ainda assim consegue se manter homogênea. Uma cidade na qual, por diferentes caminhos e razões, vieram bantos, sudaneses, portugueses, espanhóis, ingleses, árabes, muçulmanos e cristãos que criaram um ambiente único onde algo uniu e permanece unindo a todos, o amor pela soteropolis!
 Salvador do Pelourinho, do Farol da Barra, do Elevador Lacerda e do frontispício que encanta quem aqui chega pelo mar, tem como seu maior patrimônio, sua gente, essa é a verdadeira riqueza desta cidade, para além do turismo, dos serviços e das empresas, é o povo de Salvador com sua alegria e sorriso contagiantes, com a animação que sobrepuja o sofrimento e as dificuldades do dia-a-dia que fazem de Salvador o que ela é, única e encantadora. 
 Por isso, aproveito o ensejo para estender aos meus conterrâneos soteropolitanos, os parabéns pelo aniversário de nossa cidade. À todos que sofreram nos últimos anos ao ver nossa cidade mal-cuidada, suja, desprezada, mas que se mantiveram firmes, lutando e com as esperança de dias melhores. Dias esses que efetivamente chegaram, pois inegavelmente vivemos um novo tempo em Salvador e a ascensão da nova administração, comandada pelo prefeito ACM Neto foi um marco importante nesse recomeço. Hoje vemos uma máquina pública que funciona, que presta com muito mais qualidade os serviços demandados pela população e, principalmente, temos novamente esperança de que esse esforço, esse nosso trabalho está gerando resultados e que estamos progredindo.
 O PRB honradamente tem contribuído com esse esforço participando à frente da Secretária de Manutenção de Salvador, comandada pelo engenheiro Marcílio Bastos, um quadro técnico que compôs muito bem com a equipe primorosa da administração municipal.
 Faço votos e mais do que isso, tenho convicção de que haveremos de continuar a crescer e ver prosperar nossa cidade. Tenho certeza de que nossa felicidade hoje é ainda menor do que a que sentiremos no próximo aniversário de Salvador, cujo nome remete ao filho de Deus e o símbolo à pomba do Espírito Santo, estará ainda mais bela, mais alegre e reluzindo o brilho de sua inegável pele de ébano.
 Tia Eron é deputada federal, presidente estadual do PRB e já foi vereadora de Salvador por quatro mandatos consecutivos.
 ASCOM – Dep. Fed. Tia Eron – PRB



Tucano e Caldas do Jorro serão monitorados por câmeras de segurança

Uma reunião na tarde desta quarta-feira (25) no Fórum entre o promotor de Justiça João Paulo Schoucair, prefeito, secretários municipais, empresários e a Guarda Civil definiu os últimos detalhes para implantação do projeto de monitoramento eletrônico com câmeras em Tucano e Caldas do Jorro.
A ideia, que é discutida desde 2013, tem o objetivo de coibir atividades criminosas e ajudar as polícias em operações de investigação. O projeto prevê a instalação de 24 câmeras de alta resolução e longo alcance em locais estratégicos nas duas localidades, que serão controladas através de duas bases de acompanhamento. A previsão é que o monitoramento comece a funcionar em junho deste ano.
“O município custeará um terço do projeto, porque entende que a iniciativa é importante para diminuir o índice de homicídios e roubos em Tucano e Caldas do Jorro, e realizar, em conjunto com as polícias e a Guarda Municipal, um trabalho mais preciso de prevenção à criminalidade”, explica o prefeito Dr. Igor.
Além da Prefeitura, os custos com a implantação do projeto serão financiados pelo Ministério Público e pelo apoio de empresários e outras entidades com atividades nas duas localidades. 

ASCOM Prefeitura de Tucano

Deputado Gika Lopes e lideranças de Teofilândia solicitam ações imediatas da Segurança Pública no município

Em audiência com o subsecretário de Segurança Pública, Ary Pereira, o deputado Gika Lopes (PT), juntamente com o prefeito de Teofilândia, Adriano de Araújo, e lideranças locais, conversaram sobre demandas do município e região. Entre as solicitações, destacam-se a melhoria do efetivo policial na cidade, a instalação da Caatinga e a implantação de vídeo monitoramento.
“Precisamos de ações emergenciais da polícia no município e viemos pedir ajuda ao órgão competente. A reunião foi produtiva e estamos esperançosos de uma melhoria significativa depois dessa reunião,” afirmou Gika Lopes.
Após uma longa conversa, em que as lideranças falaram das necessidades da população e prioridades de Teofilândia, o subsecretário Ary Pereira se comprometeu em melhorar a ação policial no município: “Vamos intensificar, imediatamente, o policiamento. Além disso, aumentaremos o efetivo policial, logo após a conclusão do curso de formação de PMs, e daremos prioridade no encaminhamento para implantação de vídeo monitoramento,” disse o subsecretário.

Assessoria de Comunicação Deputado estadual Gika Lopes (PT)


quarta-feira, 25 de março de 2015

Prefeitura de Araci distribuirá 25 toneladas de sementes de feijão e milho entre agricultores familiares

A prefeitura de Araci, em parceria com o Governo do Estado, pelo terceiro ano seguido, irá distribuir gratuitamente a agricultores do município sementes de milho e feijão. O intuito é fortalecer a agricultura local e baratear os custos de produção desses agricultores. A seleção ocorrerá em comum acordo com as associações, respeitando a quantidade de associados e as respectivas produções de cada região da zona rural do município.
Esse ano a distribuição ocorrerá mais cedo, nas primeiras semanas de abril, de modo a aproveitar as chuvas desse período e potencializar a produção. No total, serão 12,5 toneladas de sementes de milho e 12,5 toneladas de feijão, sendo que as mesmas já chegaram à sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente.
Segundo o secretário William, após a realização de reuniões com as associações as sementes começarão a ser distribuídas. Além desse benefício, a prefeitura deverá oferecer o serviço de tratores agrícolas para ajudar na preparação da terra.




DEPUTADO COBRA CONCLUSÃO DE OBRAS DA EMBASA EM LAMARÃO, ARACI E MONTE SANTO

Nesta quarta-feira (25), o deputado estadual Gika Lopes e o prefeito de Lamarão Dival de Memel estiveram em audiência com a superintendente de obras da Embasa, Poliana Carvalho. O objetivo foi solicitar a aceleração das obras para ampliação da rede de água nas comunidades de Laranjeira, Queimada de Pedras, Pedreiras, Veludo, Barra, Castanha, Baixa da Areia e Cassimiro.
A superintendente se comprometeu em finalizar as obras o mais rápido possível. No encontro, o deputado aproveitou para acompanhar o andamento das obras de Monte Santo (povoado de Mandacarú), de Araci Norte e Água dos Sertões.

Assessoria de Comunicação Deputado estadual Gika Lopes (PT)


Santas Casas terão linha de financiamento de crédito do BNDES para sanar dívidas

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) irá lançar uma nova linha de crédito em benefício das Santas Casas de Misericórdia, anunciou nesta terça-feira (24) a Frente Parlamentar de Apoio às Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas. A iniciativa será operada pela Caixa Econômica e visam socorrer as Santas Casas, detentoras de dívidas que ultrapassam 15 bilhões de reais. “A linha de crédito representa uma grande conquista para a saúde, apesar de ser um paliativo”, avaliou o deputado baiano Antonio Brito (PTB), presidente da Frente.

PREFEITO OSNI CONCEDE ENTREVISTA À TV ITAPOAN E RÁDIO SOCIEDADE

As equipes de jornalismo da TV Itapoan, afiliada à Record Bahia e da Rádio Sociedade AM, estiveram no município de Serrinha nesta terça-feira(24), apurando informações , esclarecendo alguns temas. 

O Prefeito Osni Cardoso prontamente recebeu as equipes de comunicação e num diálogo claro e aberto concedeu entrevista e respondeu todas as perguntas. Gestão administrativa do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Território do Sisal - CONSISAL, aspectos sobre o saneamento básico e do sistema de saúde municipal, foram os assuntos centrais abordados pelas equipes.

terça-feira, 24 de março de 2015

Silva Neto participa da cerimônia de posse do Assentamento Vale do Itapicuru

O Prefeito do município de Araci, Silva Neto, visitou o assentamento Vale do Itapicuru, na região de Pedra Alta. A visita foi para celebrar uma grande conquista dos assentados, a tão sonhada posse da terra. O evento contou com a participação de membros de organismos de classe, como CUT e MST, além do secretário estadual de desenvolvimento agrário, Jerônimo Rodrigues.
Na oportunidade, o prefeito de Araci falou sobre a importância dessa conquista, especialmente como forma de geração de renda para agricultores familiares que ainda não possuíam suas terras. Também participaram do evento secretários e assessores dos governos municipal e estadual.
Aproximadamente 70 assentados foram beneficiados com essa conquista, totalizando aproximadamente 21000 tarefas de terra.




A PREFEITURA MUNICIPAL DE SERRINHA TORNA PÚBLICO O DECRETO N° 011/2015.

De acordo com a lei n° 1015/2013: está previsto que é responsabilidade da municipalidade apenas a coleta de lixo. Levando em consideração que a mesma lei proíbe jogar entulho nas vias públicas e não estando dessa forma a coleta deste compreendida nas atividades de responsabilidade do município, tornamos público os dispostos no Decreto n°011/2015.
Considerando que este Poder Público, por sua Administração, vinha até então, paciente e compreensivamente auxiliando, sempre que podia na remoção dos entulhos lançados às frentes dos imóveis, de responsabilidade exclusiva do respectivo morador, evitando que o mesmo providenciasse a sua retirada. E ponderando que o Poder Executivo Municipal não dispõe de frota e de pessoal em condições suficientes para atender a tantos, descumprindo desta forma o princípio da igualdade de direitos dos cidadãos, fica decretado que:
Fica terminantemente proibida por força deste Decreto, a permanência de entulhos de qualquer natureza, colocados sobre calçadas (ou áreas a elas reservadas), nas ruas e canteiros públicos de Serrinha - BA, por mais de 24 (vinte e quatro horas). O descarte do entulho deverá ser feito no mesmo local utilizado pelo município ou, em caso de reaproveitamento, deverá ser colocado no lugar pré- determinado pelo responsável pelo entulho. As 24 horas estabelecidas trata-se do tempo reservado para o responsável pelo entulho proceder a sua retirada , caso não seja cumprida a determinação será cobrado multa no valor de R$ 200.

O Poder Executivo Municipal fará a fiscalização adequada para o cumprimento deste Decreto, aplicando as sanções administrativas previstas de conformidade com a legislação vigente. 

PRB realiza agenda no Oeste da Bahia

No último sábado, o salão da Câmara de Vereadores da cidade de Barreiras esteve lotado para a realização da Segunda Edição da Agenda 10, encontro de líderes do Partido Republicano Brasileiro – PRB com o objetivo de fortalecer a imagem institucional da legenda, consolidar sua militância na região e divulgar as ações desenvolvidas.
No encontro houve a participação do deputado federal Sidelvan Nóbrega (PRB), deputada federal Tia Eron (PRB-BA), lideranças, políticos da região e admiradores do partido que se mostraram interessados em fazer filiação e aumentar o número de militantes na sigla. Na ocasião, em comemoração ao mês da mulher, Silma Alves, presidente do PRB em Barreiras recebeu homenagem feita por Tia Eron que destacou a garra e a forma de trabalho realizado na região.
A cidade de Barreiras tem, de acordo com o IBGE, 150.896 habitantes. É uma cidade rica que fica na região Oeste da Bahia. Seu povo vive do desempenho do comércio e da prestação de serviços. Assim a cidade se tornou um dos mais importantes centros econômicos e populacionais do estado com destaque no Brasil, principalmente na produção da soja. “Um município forte precisa de um partido forte com reais propostas para o desenvolvimento do seu povo e é por esse e outros motivos que o PRB fortalece suas raízes aqui”, disse a deputada federal Tia Eron enalteceu as lideranças e agradeceu também aos políticos de outros partidos que fizeram questão de participar do encontro.
ASCOM – Dep. Fed. Tia Eron (PRB-BA) Noel Tavares



Com Ginásio Rei Pelé lotado, Araci recebe campeonato baiano de Jiu-Jitsu

O Ginásio Rei Pelé foi palco de um dos maiores eventos esportivos do estado, o campeonato baiano de Jiu-Jitsu. Em sua segunda etapa de 2015, o torneio contou com a participação de mais de 400 atletas que se dividiram em diversas categorias de faixa, idade e peso.
Dezenas de atletas do município também participaram em diversas categorias, tendo destaque para os medalhistas do infantil, que apresentaram grande projeção para o futuro no esporte e para os atleta adultos Newton Santos e Genivaldo Santos, na categoria faixa branca, pesadíssimo, que conquistaram a medalha de ouro em suas respectivas lutas.
Durante todo o dia houve grande fluxo de visitantes ao ginásio, especialmente vindos de outras regiões da Bahia e até do estado de Sergipe. Aproximadamente 1000 visitantes de outras cidades, entre atletas, familiares e profissionais da área passaram pelo município.
O evento teve sua abertura às 10 horas da manhã, com a presença do Prefeito Silva Neto e de secretários. Na oportunidade, o prefeito agradeceu a presença dos visitantes ao município e falou da importância do esporte para o desenvolvimento social, aproveitando para lançar o Projeto Arte Social, que ensinará artes marciais a crianças carentes do município, oferecendo disciplina e boa perspectiva no esporte, reduzindo a probabilidade de contato e vício em drogas.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Araci








sexta-feira, 20 de março de 2015

Prefeitura continua com ações de conscientização e proteção aos direitos da mulher

Há algumas semanas a Prefeitura começou uma série de ações que visam contemplar as mulheres aracienses em duas principais demandas e desafios. O grande evento envolvendo essas guerreiras, aconteceu no dia 08, dia Internacional da Mulher e tratou questões como saúde da mulher, preconceito de gênero e combate à violência doméstica.
Mas as ações não se encerraram nessa data. A Secretaria de Assistência Social continua visitando comunidades, associações de mulheres do município e até mesmo residência para observar a situação dessas cidadãs no trabalho, na saúde, nos problemas familiares, que podem acabar expondo as mesmas à violência, dentre outros possíveis problemas a esses corrigidos.
Na última semana foi a vez de visitar o povoado de Ribeira I. O evento foi realizado pela equipe da Secretaria de Assistência Social, especialmente do CRAS, e contou com o apoio da secretaria de saúde, estando presente a vice-prefeita Keinha, enfermeiros e demais profissionais. Foram abordados diversos temas para levar a consciência de que a mulher deve ser respeitada em todas as esferas na sociedade e ter acesso aos mesmos direitos e serviços. Diversas atividades lúdicas foram realizadas e premiações distribuídas entre as participantes.

Assessoria de Comunicação Prefeitura de Araci







Com apoio da Prefeitura, atletas do boxe representam o município em Salvador

Atletas do boxe amador araciense participaram de treino especial (sparring) em uma das melhores academias de boxe de Salvador. A viagem ocorreu no último sábado, dia 07/03, e foi comandada pelo professor de boxe Filhinho.
O destaque ficou para o atleta Rafael, que realizou forte treino com atletas soteropolitanos e representou muito bem o município de Araci. A luta ocorreu na modalidade olímpica, com todos os equipamentos de proteção para os atletas.
Assessoria de Comunicação Prefeitura de Araci